Programa

- Catequese e Evangelização

OBJETIVO:

Refletir sobre algumas questões atuais da ação evangelizadora e o papel da catequese hoje.

EMENTA:

A disciplina quer discutir a catequese como cerne da ação evangelizadora, princípio da vida cristã e promotora dos processos de incorporação à Igreja.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Esclarecer os conceitos de Catequese e Evangelização. Relacionar a catequese com os demais processos de transmissão da fé. Situar a catequese no atual contexto da missão da Igreja em saída.

BIBLIOGRAFIA:

AMADO, J. P. O Documento de Aparecida e sua proposta para toda a Igreja. Atualidade Teológica (PUC-Rio), v. XXII, p. 65-90, 2018.

MORAES, A. O.; RUIZ, E. M. O anúncio do Evangelho na atualidade: uma introdução à Evangelii Gaudium. In: J. AMADO; L. FERNANDES. (Orgs.). Evangelii Gaudium em questão: aspectos bíblicos, teológicos e pastorais. São Paulo / Rio de Janeiro: Paulinas / Editora PUC-Rio, 2014, p. 33-48.


Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã

OBJETIVO:

Refletir sobre os processos de iniciação à vida Cristã na ação evangelizadora da catequese.

EMENTA:

A disciplina quer refletir e fomentar a prática concreta da catequese a serviço da iniciação à vida cristã, a partir dos quatro tempos do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), fazendo que estes processos sejam capazes de formar o discipulado missionário para a vivência da fé em comunidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Analisar o novo paradigma da catequese a serviço da iniciação à vida cristã. Conhecer e refletir sobre os tempos dos processos de inspiração catecumenal.

BIBLIOGRAFIA:

ALVES DE LIMA, L. Iniciação à Vida Cristã, conforme a CNBB em seus recentes documentos. In: SBCAT, A catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, Petrópolis: Vozes, 2018, p. 33-52.

 MORAES, A. O.; CALANDRO, E. A Iniciação à Vida Cristã a partir de Aparecida: perspectivas catequéticas após o primeiro decênio da Conferência. Pesquisas em Teologia, v. 1, p. 1-21, 2018.


Catequese e Querigma

OBJETIVO:

Refletir sobre a catequese querigmática. Redescobrir a importância do “Primeiro Anúncio”.

EMENTA:

A disciplina quer refletir o querigma como um convite para fazer adesão à pessoa de Jesus Cristo e permanecer nele a partir de uma identidade de fé cristã esclarecida, fundamentada no amor do Pai e do Filho, vivenciada e celebrada como tarefa de uma catequese querigmática, acolhedora e evangelizadora.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O conceito de querigma.  Catequese querigmática. Fundamentos do anúncio querigmático e a integração de todos os seus elementos.

BIBLIOGRAFIA:

MORAES, A. O. A catequese hoje: reflexões teológicos-pastorais a partir da Evangelii Gaudium. In: J. AMADO; L. FERNANDES. (Orgs.). Evangelii Gaudium em questão: aspectos bíblicos, teológicos e pastorais. São Paulo / Rio de Janeiro: Paulinas / Editora PUC-Rio, 2014, p. 263-276.

PEREIRA, S. C. A formação de discípulos missionários. O querigma à luz da teologia da cruz de Antonio Pagani. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes / Editora PUC-Rio, p. 17-82.


Catequese e Mistagogia

OBJETIVO:

Refletir sobre a mistagogia em todo o processo da ação evangelizadora da catequese.

EMENTA:

A disciplina quer refletir os caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica, com especial atenção às relações entre catequese, Palavra, Liturgia e Espiritualidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O conceito de mistagogia nos processos de iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal. O catequista como mistagogo. Elementos para uma catequese mistagógica.

BIBLIOGRAFIA:

COSTA, R. F. Mistagogia hoje: o resgate da experiência mistagógica dos primeiros séculos da Igreja para a evangelização e catequese atuais. São Paulo: Paulus, 2XXX.

 

O Ministério de Catequista

 OBJETIVO:

Refletir sobre o ministério laical instituído de catequista.

EMENTA:

A disciplina quer aprofundar o ministério laical de catequista instituído pelo Papa Francisco e suas repercussões na vida eclesial à luz do “Motu Proprio” Antiquum Ministerium.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A ministerialidade da igreja e a catequese. A instituição do ministério laical do catequista.

BIBLIOGRAFIA:

CALANDRO, E.; LEDO, J. S. O ministério da coordenação da animação bíblico-catequética. São Paulo: Paulus, 2015. 

CNBB, Ministério do catequista. Brasília: Edições CNBB, 2007.