Programa

Disciplina – Fisioterapia em pacientes oncológicos internados

Ementa: Avaliação de pacientes oncológicos hospitalizados em ventilação espontânea. Fisioterapia nas disfunções respiratórias durante internação de pacientes oncológicos. Fisioterapia na prevenção e reabilitação da síndrome do imobilismo durante hospitalização. Fisioterapia na dor de pacientes oncológicos. Tumores e complicações no pós-operatório de tórax e de abdome. Fisioterapia no pós- operatório de cirurgias torácicas e abdominais. Diretrizes para oxigenoterapia em unidade hospitalar e para ventilação não invasiva em unidade hospitalar oncológica. Fisioterapia em terapia intensiva oncológica. Fisioterapia nas Emergências Oncológicas.

Disciplina – Fisioterapia Oncológica Sistêmica

Ementa: Disfunções oncológicas sistêmicas. Principais evidências do efeito da atividade física em relação ao câncer. Testes funcionais sistêmicos em oncologia. Avaliação para prescrição de fisioterapia oncológica sistêmica. Fisioterapia oncológica sistêmica.

Disciplina – Fisioterapia no câncer de mama

Ementa: Câncer de mama. Disfunções de ombro no câncer de mama. Linfedema após câncer de mama. Fibroses em tecidos moles em câncer de mama. Alterações musculoesqueléticas em câncer de mama. Disfunções neurológicas em câncer de mama. Dor em pacientes pós-tratamento do câncer de mama. Recursos eletrotermofototerapêuticos em oncologia. Recursos eletrotermofototerapêuticos no câncer de mama, e em complicações de Qt e Rt.

Disciplina – Fisioterapia no câncer de próstata

Ementa: Câncer de próstata. Tratamento conservador individual para incontinência urinária masculina. Tratamento conservador em grupo para incontinência urinária masculina. Impotência sexual. 

Disciplina – Fisioterapia no câncer de cabeça e pescoço

Ementa: Câncer de cabeça e pescoço. Disfunções de ombro em câncer de cabeça e pescoço. Fibroses em tecidos moles em câncer de cabeça e pescoço. Alterações neurológicas em câncer de cabeça e pescoço. Alterações musculoesqueléticas em câncer de cabeça e pescoço. Linfedema cervicofacial. Disfunções respiratórias em câncer de cabeça e pescoço.

Disciplina – Fisioterapia nos tumores ginecológicos

Ementa: Câncer ginecológico. Tratamento conservador individual para incontinência urinária feminina. Tratamento conservador em grupo para incontinência urinária feminina. Estenose vaginal e dispareunia. Disfunção sexual feminina. Recursos eletrotermofototerapêuticos em câncer uroginecológico. Cuidados paliativos.

Disciplina – Fisioterapia nos tumores osteomusculares

Ementa: Tumores osteomusculares. Fraqueza muscular e limitação de ADM pós câncer osteomuscular. Alteração da marcha pós-câncer osteomuscular. Reabilitação de amputados oncológicos de membro inferior.

Disciplina – Fisioterapia no câncer hematológico adulto

Ementa: Câncer hematológico. Fisioterapia na insuficiência respiratória em paciente com câncer hematológico. Fisioterapia pré e pós-transplante de medula. Fisioterapia na fadiga de pacientes hematológicos. Fisioterapia na doença enxerto contra hospedeiro (DECH).

Disciplina – Fisioterapia em oncologia pediátrica

Ementa: Câncer em pediatria. Disfunções respiratórias tratadas com fisioterapia em oncopediatria. Fisioterapia pré e pós-transplante de medula em oncopediatria. Disfunções físicas tratadas com  fisioterapia em oncopediatria.

Disciplina – Fisioterapia ambulatorial nos tumores do sistema digestório

Ementa: Incontinência fecal pós-câncer do sistema digestório. Constipação fecal pós-câncer do sistema digestório.

Disciplina – Fisioterapia nos tumores do Sistema nervoso central

Ementa: Câncer no Sistema Nervoso Central. Hipertonia e hipotonia muscular pós-câncer do SNC. Alterações de mobilidade pós-câncer ou toxicidade no sistema nervoso. Alterações de sensibilidade do paciente onco-neurológico.

Disciplina – Fisioterapia no câncer de pele

Ementa: Câncer de pele. Alterações de mobilidade e sensibilidade pós-câncer de pele.

Disciplina – Fisioterapia nos cuidados paliativos

Ementa: Disfunções físicas em cuidados paliativos. Disfunções respiratórias em cuidados paliativos. Disfunções circulatórias em cuidados paliativos. Condução fisioterápica nas metástases ósseas. Como se preparar para prova de título de especialista.