Programa

Aula 01 – terça – 25/05: Introdução ao curso. Família de Sergio Rodrigues: Os Mendes de Almeida e os Rodrigues, Pai Roberto Rodrigues um exímio ilustrador; O menino, as cadeiras e os brinquedos manuais (como Sergio Rodrigues se descobre designer), Sergio Rodrigues desenhista.

Aula 02 – terça – 01/06: Estudante de Arquitetura, relação com o design de Interiores, seus cadernos do curso de decoração com o professor hindu Louis James. Centro Cívico de Curitiba e a criação do banco mocho.

Aula 03 – terça – 08/06: A loja Móvel artesanal Paranaense, A OCA, O Móvel como objeto de arte e a criação da Poltrona Chifruda. A Taba, fábrica da OCA; a criação da Meia Pataca (pensando o design acessível).

Aula 04 – terça – 15/06: Nasce um ícone:  Poltrona Mole e sua premiação em Cantú, Itália. O desafio de mobiliar a Embaixada do Brasil em Roma, criação da poltrona Navona.

Aula 05 – terça – 22/06: Sergio Rodrigues: escritor em revistas de comportamento e de arquitetura. Abordaremos a Fortuna Crítica, projeto premiado como obra literária pelo Museu da Casa Brasileira, realizado pelo Instituto Sergio Rodrigues.

Aula 06 – terça – 29/06: caricaturas e os desenhos, a figura humana e sua expressão na obra do Designer.

Aula 07 – terça – 06/07: A arquitetura de Sergio Rodrigues e o Sistema SR2, exposto no MAM em 1960.

Aula 08 – terça – 13/07: Uma análise sobre as principais obras de mobiliário do designer Sergio Rodrigues.

Aula 09 –  terça – 20/07: O Legado, Sergio Rodrigues Atelier e a manufatura artesanal de projetos inéditos encontrados no Instituto Sergio Rodrigues.

Aula 10 - terça – 27/07: reflexões finais da obra do arquiteto e designer. (Exemplo para novos arquitetos).