Programa

ENCONTRO ASSÍNCRONO 1

- Metodologias ativas, projetos integrados e tecnologias digitais na educação (Referências teórico-metodológicas e práticas de ensino inovadoras)

- A Base Nacional Comum Curricular e a cultura digital no ensino básico.

- Três formatos digitais (fotografia, áudio e vídeo).

 

ENCONTRO SÍNCRONO 1

- Exibição de conteúdos digitais para fins didáticos produzidos nesses formatos.

- Experimentos práticos em fotografia, áudio e vídeo.

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 2  

- As tecnologias digitais no cotidiano de educadores(as) e educandos(as) - mapeando usos, percursos e práticas digitais. 

- Tema gerador, projetos integrados e aprendizagem colaborativa entre educandos(as) e educadores(as) - mapeando experiências no ensino básico

- Softwares e aplicativos digitais para fins didáticos


ENCONTRO SÍNCRONO 2

- Formação dos Grupos de trabalho – GT

- Construindo o mapa conceitual de um projeto integrado

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 3

- Habilidades transmidias em tecnologias digitais

- Temas geradores e o desenvolvimento de competências e habilidades definidas na BNCC


ENCONTRO SÍNCRONO 3

- Imersão em conteúdos digitais para fins didáticos (MEME, PODCAST e VÍDEO MINUTO)

- Construindo a minuta de um projeto integrado

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 4 (continuação)

- Habilidades transmidias em tecnologias digitais

- Temas geradores e o desenvolvimento de competências e habilidades definidas na BNCC

- Imersão em conteúdos digitais para fins de ensino-aprendizagem (MEME, PODCAST e VÍDEO MINUTO)


ENCONTRO SÍNCRONO 4 (continuação)

- Imersão em conteúdos digitais para fins de ensino-aprendizagem (MEME, PODCAST e VÍDEO MINUTO)

- Construindo a minuta de um projeto integrado - consolidação do documento

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 5

- Fotografia e meme para fins didáticos

- Pesquisa de conteúdo


ENCONTRO SÍNCRONO 5

Fotografia e meme - montagem e edição (experimentos práticos)

- Grupos de Trabalho apresentam e avaliam suas minutas de projeto integrado

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 6 

- Podcast para fins didáticos

- Pesquisa de conteúdo


ENCONTRO SÍNCRONO 6

- Podcast para fins didáticos

- Captação, montagem e edição (experimentos práticos)

- Grupos de Trabalho apresentam e avaliam suas minutas de projeto integrado

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 7

- Vídeo minuto para fins didáticos

- Pesquisa de conteúdo


ENCONTRO SÍNCRONO 7

- Vídeo minuto para fins didáticos

- Captação, montagem e edição (experimentos práticos)

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 8

- Protagonismo juvenil e tecnologias digitais no contexto escolar

- Projetos integrados e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS


ENCONTRO SÍNCRON0 8

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 9  (continuação)

- Protagonismo juvenil e tecnologias digitais no contexto escolar

- Projetos integrados e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS


ENCONTRO SÍNCRONO 9

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 10

- Projetos integrados em tecnologias digitais (estratégias de avaliação e autoavaliação)


ENCONTRO SÍNCRONO 10

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 11 

- As "novíssimas" tecnologias digitais e suas possibilidades didáticas - pesquisa de conteúdo


ENCONTRO SÍNCRONO 11

- As "novíssimas" tecnologias digitais e suas possibilidades didáticas - experimentos práticos

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 12 (continuação) 

- As "novíssimas" tecnologias digitais e suas possibilidades didáticas - pesquisa de conteúdo


ENCONTRO SÍNCRONO 12

- As "novíssimas" tecnologias digitais e suas possibilidades didáticas - experimentos práticos

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 13

- Consolidação da versão final do projeto integrado


ENCONTRO SÍNCRONO 13

- Encontro específico com cada um dos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 14 

- Consolidação da versão final do projeto integrado


ENCONTRO SÍNCRONO 14

- Apresentação dos projetos integrados desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho

 

ENCONTRO ASSÍNCRONO 15

- Consolidação da versão final do projeto integrado


ENCONTRO SÍNCRONO 15 (continuação)

- Apresentação dos projetos integrados desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho

- Avaliação do curso de extensão

 

Bibliografia:

BENDER, William. Aprendizagem Baseada Em Projetos - Educação Diferenciada Para o Século XXI. SP: Editora Penso, 2014

GARCÍA-VERA, Nylza Offir. La pedagogía de proyectos en la escuela: una revisión de sus fundamentos filosóficos y psicológicos. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 4, núm. 9, enero-junio, 2012, pp. 685-707

LACASA, Pilar Diaz. Espresiones del futuro. Cómo se comunicarán las próximas generaciones. Madrid: Editorial Morata, 2018

MALMANN, Elena Maria & NOBRE, Ana. Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos). Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education

PIRES, Eloisa Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010