Programa

Programa de aulas:

1ª aula – 13/07 – Programa geral, materiais, metodologia, avaliações, apostila. O que é design de superfície. Aspectos sobre o design de estampas e a cor aplicada.

Exercício prático de criatividade - 1ª parte.

2ª aula – 15/07 – Técnicas de desenho e pintura; materiais pictóricos.

Exercício prático de criatividade - 2ª parte.

3ª aula - 17/07 – Criação de elementos gráficos com técnicas gráficas manuais.

Exercício de criação de um módulo com raporte (manual)– 1ª parte – P&B.

4ª aula - 20/07 - Bibliografia sobre cores e estampas. Pesquisas e cadernos visuais.

Exercício de criação de um módulo com raporte (manual e digital) – 2ª parte – colorido.

5ª aula - 22/07 – Sistemas de repetição da estampa contínua. Os elementos e os princípios do desenho.

Exercício de criação de um módulo com raporte (manual e digital) – 3ª parte – colorido.

6ª aula - 24/07 – Noções básicas sobre a cor. Aspectos ergonômicos da cor aplicada aos produtos estampados. O Círculo Digital das Cores Gráficas. Quadro da mistura das cores.

7ª aula - 27/07– As Técnicas Gráficas Visuais Aplicadas. Linguagens gráficas no desenho. Quadro das Variantes das cores de uma estampa – 1ª parte – manual.

8ª aula - 29/07 – Aspectos técnicos de estampagem. Composés e coordenados. Quadro das Variantes das cores de uma estampa – 2ª parte – digital.

9ª aula - 31/07 – Simulações das estampas em produtos de design ou ambientes. O mockup criativo, autoral e impactante – 1ª parte – manual.

10ª aula 03/08 – Simulações das estampas em produtos de design ou ambientes. O mockup criativo, autoral e impactante – 2ª parte – digital.

11ª aula 05/08 – Revisão das técnicas – exemplos de portfólios e designers atuantes no mercado.

12ª aula 07/08 – Revisão das aulas. Feedback do grupo para os portfólios finais. Novas perspectivas.