Categoria de avaliação III
A dinâmica do curso terá como eixo fundamental a relação prática-teoria-prática. Partindo-se desta perspectiva este curso pretende em grande parte fazer uma interlocução com experiências de reais de produção de materiais e elaborar pelo menos um tipo de material.
Sendo assim, para a integralização do G1 será realizado um trabalho em duas etapas:
1ª Etapa: trabalho individual: produção e organização de textos; Presença em momentos específicos de discussão dos textos;
Entrega dos textos finalizados.
2ª Etapa: trabalho coletivo: finalização da publicação – (revisão, diagramação, capa e créditos). A turma será dividida em três grupos, cada grupo se ocupará da produção de um caderno.
Para a integralização segundo grau (G2) será realizado um em grupo:
Elaboração de um projeto editorial para produção de um material contendo: a descrição da temática central a ser trabalhada, a elaboração de um mapa conceitual e de um mapa interno da publicação.
CHOPPIN, Alain. História dos livros didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, pag. 549-566, set/dez, 2004. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto a implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional de Livro Didático. In: Educação & Sociedade, ano XXI, nº 70, pag. 159- 170. abril/2000. LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual do usuário. In: Em Aberto, Brasília, ano 16, nº 69, jan/mar. 1996.
AGUIAR, Alexandre e LEITÃO, Cleide. Almanaque do Aluá: leitura, formação e cultura. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Educação de Jovens e Adultos. Novos leitores, novas leituras. Campinas/SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB: Ação Educativa, 2001 (Coleção Leituras do Brasil).
BANDEIRA, Denise. Materiais Didáticos. Curitiba/PR: IESDE, 2009.BEZERRA, Aída, COSTA, Renato Pontes. Almanaque Pitinga. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2011. v.1.000. p.100.
COSTA, Renato Pontes, YUNES, Lucia, TELLES, Lucila Silva e COSTA, Maria Aída Bezerra. Pitinga, sim! pelo prazer da leitura. Texto apresentado no CEL - Congresso de Educação e Leitura, Natal, RN 2013.
FÁVERO, Osmar. Materiais Didáticos para Educação de Jovens e Adultos. In: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 27, nº 71, p. 39-62, jan/abr., 2007.GOMES, Maria Candida Caetano e SILVA, Lilia Marcia de Almeida. Amostras Histórico-Geográficas. Texto apresentado no I Encontro de Educação do Grupo Comp@artilhamos Educação “Orgulho de ser professor(a)” ou “um galo sozinho não tece uma manhã”, UERJ – Departamento de Extensão, 14/08/2012.
JUNIOR, Décio Gatti. Estado e editoras privadas no Brasil: o papel e o perfil dos editores de livros didáticos (1970-1990). In: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, nº 67, p. 365-377, set/dez, 2005.LEITÃO, Cleide, AGUIAR, Alexandre, COSTA, Renato Pontes. Almanaque do Aluá nº 2: a construção da paz na diversidade. Texto apresentado no COLE - Congresso de Leitura e Escrita, Campinas, SP: 2007.
LEITÃO, Cleide. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 27, Set /Out /Nov /Dez, 2004. MEC - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, e SAPÉ – Serviços de Apoio à Pesquisa em Educação. Cadernos BAM 1 – Banco de Ajuda Mútua. Rio de Janeiro: Quickgrafic, 1999. MEC - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, e SAPÉ – Serviços de Apoio à Pesquisa em Educação. Cadernos BAM 2 – Banco de Ajuda Mútua. Rio de Janeiro: Quickgrafic, 2002.MEC/SECAD - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidades, e SAPÉ – Serviços de Apoio à Pesquisa em Educação. Almanaque do Aluá nº 2. Coletânea. Recife: Gráfica Liceu, 2006.
TEZZA, Cristóvão. Material Didático – um depoimento. In: Educar Revista. Curitiba/PR, Editora UFPR, pag. 35-42, nº 20, jul/dez, 2002.YUNES, Lucia. Entre esfirras e ensopadinhos: conversas sobre cultura popular. – 1ª Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2012.