Programa

Módulo 1 – 9 horas

Panorama do mundo atual: tendências (“Teoria das Mudanças Aceleradas”, economia do compartilhamento, Internet das Coisas, impressão 3D, robótica, inteligência artificial, criatividade e inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, dentre outras); habilidades fundamentais a serem promovidas nos estudantes; as escolas em 2030 segundo o Wise (World Summit for Education); futuro das profissões.

Módulo 2 – 9 horas

Panorama da educação: tendências (personalização, analytics e big data na educação, aprendizagem móvel, aprendizagem baseada em jogos, gamificação, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, aprendizagem com códigos abertos, STEAM, realidade aumentada, cultura maker, dentre outras); mediação pedagógica e relação professor-aluno.

Módulo 3 – 9 horas

Exemplos de ferramentas e recursos educacionais classificados por suas funcionalidades (MOOCS, sistemas de aprendizagem personalizada, sistemas de tutoria online, salas de aula virtuais, sistemas de comunicação escolar, plataformas de gamificação, LMS, REA, dentre outros).

Módulo 4 – 6 horas

Casos no Brasil e no mundo.

Módulo 5 – 12 horas

Projeto.