Programa

1ª Fase - As bases da criação de um produto
3 aulas (dentro de sala) + 1 aula extra a marcar (prof. Bruno Mendes).

1.    Noções básicas de Marketing (Prof. Bruno Mendes)

a.    Mix de Marketing
b.    Posicionamento de Marca e Branding
c.    Storytelling


2.    Modelo de Negócios aplicado a criação de produtos (Prof. Bruno Mendes)

a.    Business Model
b.    Mapa de Empatia (Persona)
c.    Ideação
 

3.    Inteligência de Mercado (Prof. Felipe Buchbinder)

a.    Estatística Básica
b.    Usando ferramenta de inteligência de mercado (Mundo do Marketing)

 

4.    Agendar - AULA EXTRA (FORA DE SALA)

Consiste em visitar uma empresa para conhecer seus produtos, conversar com os funcionários e desta experiência extrair informações relevantes para a pesquisa de mercado.


2ª Fase – Pesquisa de mercado, concepção de um produto e tomada de decisão estratégica
5 aulas (dentro de sala) + 1 aula extra a marcar (prof. Felipe Buchbinder)


5.    Análise de mercado alvo (Prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Entender os produtos que já existem no mercado e como eles são percebidos.

a.    Aplicação do Multidimensional Scalling (MDS)
b.    Construção do Mapa Perceptual


6.    Pesquisa de Mercado I (Prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Entender o que os consumidores percebem e valorizam em um produto

a.    Introdução a Metodologia de pesquisa
b.    Planejamento da Pesquisa

7.    Agendar - AULA EXTRA
Os alunos se encontram na PUC e o professor apresenta as principais práticas para a coleta de dados para em seguida todos irem à rua.  

8.    Pesquisa de Mercado II (Prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Entender o que os consumidores percebem e valorizam em um produto

a.    Investigação (Análise Fatorial Exploratória)
 

9.    Segmentação de mercado (Prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Identificar segmentos de Mercado e caracterizá-los

a.    Análise de Clusters
 
10.  Proposta de Produto (Prof. Felipe Buchbinder e Prof. Bruno Mendes)
Objetivo: Identificar o produto que os consumidores querem comprar.

a.    Conjoint Analysis


3ª Fase – Finalização do Projeto
4 aulas (dentro de sala)

11.  Juntando as peças (Prof. Bruno Mendes)
Objetivo: Rever toda a caminhada até aqui e tirar novos insights

a.    Abrir o baú de ideias (brainstorming)
b.    Remexer a pasta de informações
c.    Feedback Capture Grid

12.  Roda Viva (Prof. Bruno Mendes e prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Criticar o projeto pela visão de especialistas convidados para a sala de aula. 

13.  Remake (Prof. Bruno Mendes e prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Refazer os pontos criticados e reapresentar para os professores

14.  Apresentação do Projeto Final (Prof. Bruno Mendes e prof. Felipe Buchbinder)
Objetivo: Entregar o produto final e todo aprendizado ao longo do caminho a fim de servir de insumo ao cliente (empresa).