Programa

Módulo 1 – A aprendizagem (2 aulas)

- O sujeito que aprende
- Teorias da aprendizagem

Contextualização do sujeito que aprende. Entendimento do processo de aprendizagem. Conceitualização e fundamentação das principais teorias da aprendizagem.

Módulo 2 – Dificuldades e transtornos de aprendizagem (5 aulas)

- Diferenciação entre dificuldades e transtornos de aprendizagem

- Dificuldades com a leitura e a escrita

- Dificuldades com a matemática

- O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): algumas reflexões necessárias

- Alguns transtornos emocionais

Dificuldades de aprendizagem. Veremos os possíveis obstáculos que podem inibir a aprendizagem. Discutiremos sobre os transtornos, aprendizagem e prática docente.

Módulo 3 – Psicopedagogia, Neurociência e Psicologia Positiva: a dialógica do conhecimento (3 aulas)

- Conceito e Fundamentos da Psicopedagogia, da Neurociência e da Psicologia Positiva

- Contribuição da Psicopedagogia, da Neurociência e da Psicologia Positiva para a aprendizagem por meio da dialógica do conhecimento

Conceitualização e fundamentação da Psicopedagogia, da Neurociências e da Psicologia Positiva. Pensaremos sobre a contribuição da Psicopedagogia, da Neurociência e da Psicologia Positiva para a aprendizagem. Verificaremos como essas três ciências podem dialogar a fim de proporcionar ao estudante um alto nível de conhecimento. 

Módulo 4 – Família e escola: neuroeducação e disciplina positiva  (2 aulas)

- Família e escola: aproximações e distanciamentos

- A neuroeducação e a disciplina positiva: contribuição para a relação família e escola

Reflexão sobre a relação escola e família em seus contextos. Verificar como a neuroeducação e a disciplina positiva podem contribuir para fortalecimento da relação família e escola tornando o aprendizado do estudante mais eficaz.