O curso deverá se desenvolver mediante uma dinâmica interativa entre professores e alunos, percorrendo os temas:
História do xadrez e suas regras.
Ciências da decisão e do planejamento.
Heurística.
Decisões em nível operacional, tático, estratégico e ético-normativo no xadrez e em outras atividades.
Prática de partidas entre os alunos, a serem comentadas.
1. Introdução. As regras do jogo. História do xadrez. Decisão e planejamento. Planejamento e decisões no mercado, na economia, na política. Relações com a história do xadrez.
2. Aprofundamento e discussão dos conceitos da 1ª aula. Consolidação do domínio completo sobre as regras do jogo. Xadrez, tomada de decisão, guerra e paz: algumas comparações de interesse histórico e prático.
3. Primeira prática de partidas de xadrez entre os alunos, a serem comentadas.
4. Apresentação de problemas “fora do tabuleiro” de resolução tipicamente heurística. O método heurístico-empírico e o método científico-experimental.
5. Introdução à estratégia no xadrez: conceitos e princípios. Da arte à ciência do xadrez. Da tática à estratégia. Principais pontos de inflexão histórica.
6. A relação entre a evolução da estratégia no xadrez e nas demais atividades humanas: sociedade, economia, empresas, guerra. Uma visão rigorosa e abrangente.
7. Entendimento do desenvolvimento da estratégia através da apresentação e explicação de partidas de interesse histórico.
8. A tática no confronto entre as peças. A importância da flexibilidade da estratégia com relação à tática. O cálculo como conseqüência da compreensão. O cálculo advindo da compreensão do significado do contexto: apreender o sentido apontado pelo contexto.
9. Segunda prática de partidas entre os alunos, a serem comentadas.
10. O nível ético-valorativo do planejamento e o xadrez: A relação entre a evolução do xadrez e a do pensamento humano. Busca da vitória X busca da verdade no xadrez e nas organizações
______________________________________________________________________________________________
Formato da aula
§ Duração: 3 horas/aula
§ Estrutura:
Todas as aulas, com exceção da 4ª e da 10ª, serão desenvolvidas de acordo com a seguinte estrutura:
1. esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo da última aula (cerca de 10 minutos)
2. apresentação do conteúdo da aula: principais conceitos e sua aplicação (cerca de 60 minutos)
3. intervalo (cerca de 10 minutos)
4. demonstração prática dos conceitos vistos na parte 2 acima em partida exemplar de importância para a evolução da estratégia no xadrez (cerca de 60 minutos)
5. prática de uma partida de xadrez entre duplas de alunos, supervisionados e orientados pelo professor (cerca de 30 minutos)
6. apresentação da tarefa proposta para a próxima aula (em torno de 10 minutos)
Obs.: A 4ª e da 10ª aulas serão exclusivamente dedicadas à prática de partidas de xadrez entre os alunos, supervisionados e orientados pelo professor.
Material de apoio
Para a parte teórica/conceitual serão utilizados slides em Power Point, sites voltados para o xadrez e um tabuleiro com peças imantadas. Para as práticas serão utilizados tabuleiros e peças disponibilizados pela PUC.
Como leitura complementar será recomendada a seguinte bibliografia:
O. G. D’Agostini, Xadrez Básico, Ediouro, Rio de Janeiro, 5ª edição, 2ª reimpressão.
Metodologia de avaliação
A avaliação será feita com base em:
A atribuição das notas do item (a) levará em conta: i) tarefas entregues individualmente (visto que cada aluno deverá apresentar sua própria compreensão do conteúdo das aulas); e ii) atendimento ao prazo e qualidade do material entregue.
Corpo docente
O curso será coordenado pelo Prof. Roberto Cintra Martins, com a contribuição de enxadristas de reconhecida experiência.