Programa

Oferecer panorama de cidades como protagonistas de transformações. Através de soluções ligadas à criatividade e ao patrimônio cultural, serão apresentados casos de novos negócios e dinâmicas econômicas locais que têm as iniciativas criativas como agentes de mudança.


Módulo I – Conceitos sobre Cidades Criativas e Patrimônio Cultural

· Introdução às dinâmicas e abordagens sobre os conceitos a serem tratados no curso;

· Panorama do Patrimônio Cultural no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo;

· Cidades Criativas e Patrimônio Cultural: cenários de possibilidades, exemplos de desenvolvimento a partir da história e das vocações locais;

· Distritos de Criatividade no mundo e no Rio de Janeiro: criação, espacialização das propostas (regiões, cidades, zonas, bairros);

· Economia criativa: conceitos, parâmetros e aplicações – histórico, diferenças de metodologias de pesquisa no mundo;

· Territórios Criativos: redes locais como agentes de desenvolvimento;

· Museus e Cidades Criativas: relações entre instituições culturais e transformações urbanas;

Módulo II – Cases e Oportunidades

· Gestão cultural: apresentação de cases:

  Museus e sustentabilidade: novos modelos de gestão e financiamento. MAR (Museu de Arte do Rio), Museu do Amanhã, MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu Casa do Pontal, entre outros;

   Criação e gestão de institutos e organizações do terceiro setor;

   Oportunidades no Rio: incubadoras, start-ups, aceleradoras, co-working

   Circuitos culturais no Rio: apresentação de roteiros que vinculam patrimônio, cultura e iniciativas empreendedoras;

    Patrimônio, arte e a criação de oportunidades:

    Antigas paixões, novos negócios: encontrando seu nicho de atuação;

    Implantar-se em áreas estratégicas de renovação urbana: opções e desdobramentos;

    União é força: a Fábrica da Bhering como ocupação artística e agente de revitalização. Comparação com outras cidades;

   Turismo Histórico-Cultural e Turismo de Experiência: a perspectiva do negócio. Agências que atuam nos setores e inovam em seus roteiros;

   Arte urbana e sua interferência no cotidiano: o papel dos microagentes no espaço público;

   Arquitetura e restauro: especializações no campo do patrimônio cultural, crescimento da demanda e novas oportunidades de mercado;

   Eventos como agentes de transformação territorial e novas economias: Salone del Mobile e Fuori Salone, ArtRio, CRio, Portas Abertas, FLIP, Feira do Lavradio, e outros;

   Editais de patrimônio nas esferas federal, estadual e municipal;

   Perspectivas e possibilidades em Patrimônio Imaterial.

Módulo III – Tendências de Mercado

·  Hábitos de consumo e cultura no Rio de Janeiro;

·  Publicidade e patrimônio: grandes empresas e a associação da imagem a espaços culturais e iniciativas de preservação;

·  Conteúdo: sites, livros, guias, filmes e programas de TV especializados nas temáticas sobre Cidades Criativas e Patrimônio Cultural;

·   Novas plataformas de negócios e de informações: como o crowdfunding  e as redes sociais vem revolucionando o mercado;

·   Smart cities: a tecnologia como promotora das interações urbanas;

·   Place-branding: como as cidades vem se posicionando no cenário mundial para atrair investimentos e movimentar a economia. Relações entre o global e o local.

Módulo IV - Empreendedorismo

·  Planejamento de vida;

·  Planos de negócios;

·  Pesquisas de setor;

·  Modelos de negócios.

Visitas Externas

A programação do curso contempla visitas guiadas à Região Portuária e outras áreas pertinentes à temática do curso.

Coordenação Geral
Aline Romeu Xavier e Paula de Oliveira Camargo


Aline Romeu Xavier
Aline é arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ (1998) e mestre em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ. Possui, também, pós-graduação em Gestão Pública pela COPPEAD/UFRJ, e em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UERJ.

É autora e co-autora de projetos urbanos, incluindo projetos premiados, no Rio de Janeiro e em outras cidades do país, como Niterói, Rio das Ostras e São Luís do Maranhão.

Desde 2008 vem atuando em projetos de requalificação urbana com foco no viés cultural. Atualmente Aline é Coordenadora de Projetos Especiais do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos de regeneração urbana de áreas históricas, incluindo: intervenção urbana, políticas setoriais de design e, valorização da paisagem urbana e gestão de áreas declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.   Participação em projetos como: Requalificação Urbana do Centro Histórico de São Luís, Lapa Legal, Criação dos Parques Culturais Urbanos, CRio – Fórum Mundial de Criatividade, Edital de Ocupação Criativa, entre outros.  

Paula de Oliveira Camargo 
Paula é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ (2000), e mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Além disso, tem pós-graduação em Administração Pública pela COPPEAD/UFRJ, e em Desafios Urbanos e Gestão de Grandes Cidades pela ENA (École Nationale d’Administration / França).

Autora do livro “As Cidades, a Cidade: Política e Arquitetura no Rio de Janeiro”, publicado em 2012 pela Editora Folha Seca.

Paula trabalha como gerente do Centro Carioca de Design (vinculado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade da Prefeitura do Rio de Janeiro) e vem, desde 2009, trabalhando no desenvolvimento de políticas públicas para o design. Coordenou a campanha que inseriu a cidade do Rio, em 2010, na rede Districts of Creativity Network, atuando também como ponto focal da rede no Rio. Desenvolveu, junto à equipe do IRPH/PCRJ e à produtora Luminosidade, o conceito do festival CRio / Forum Mundial de Criatividade no Rio de Janeiro (2012). Já ministrou palestras e aulas na PUC-Rio, FGV, ESPM, Rio Design Insúdtria (Firjan), entre outros.


Corpo Docente

Aline Romeu Xavier (Coordenadora no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/Prefeitura do Rio), Paula de Oliveira Camargo (Gerente do Centro Carioca de Design/Prefeitura do Rio), Eduardo Costa (PUC-Rio - Cidades Inteligentes), Silvia Finguerut (Coordenadora da FGV Projetos, foi gerente de Patrimônio e Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho), Deca Farroco (Coordenadora de projetos de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho, responsável por projetos como MAR, MIS e Museu do Amanhã), Joana Stallivieri Neves (Coordenadora de Economia Criativa da SEC/RJ), Raquel Goulart (Place Branding), Priscila Melo (Turismo Cultural - Rios de História), Luis Marcelo Mendes (consultor e gestor de design e comunicação, autor de “Reprograme: comunicação, branding e cultura numa nova era dos museus), Tiago Petrik (jornalista, fotógrafo e editor do Rio ETC), Laura Taves (Azulejaria), Bruno Temer e Bernardo Ferracioli (A experiência da Matéria Brasil e do Espaço Goma), Luciane Gorgulho (Linhas de financiamento à cultura do BNDES), Sandra Korman (UFRJ e PUC-Rio, Planejamento de Vida e Trajetória Profissional), Karen Soares (Pesquisa de Setor), Daniel Abadi Orlean (Plano de Negócio, Canvas, Design Thinking), Daniela Sergipense e Leila Santos (Jequitibá Restauro, com experiências em projetos como o do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros), Lucas van de Beuque (coordenador no Museu Casa do Pontal), Liana Brazil (A experiência da SuperUber), Leo Feijó (Territórios Criativos) e outros.