Programa

Módulo 1 (Gestão para Produção)

O módulo apresenta uma duração de 8 horas. No módulo o cursista desenvolverá competências para lidar com a definição de projetos de jogos, sua gestão e processo produtivo, com ênfase em conceituação, documentação, administração, conclusão e publicação de jogos.

?      Aula 1 (2h): Introdução à Criação e Desenvolvimento de Jogos no Brasil

?      Aula 2 (2h): Administração de Equipes e Documentação de Projetos

?      Aulas 3 e 4 (4h): Projeto Parcial: Foco Produção

Módulo 2 (Design, Regras e Procedimentos)

O módulo apresenta uma duração de 8 horas. No módulo o cursista desenvolverá competências para lidar com projetos de jogos por sua essência interativa e restrições funcionais, com ênfase em modelagem e testes.

?      Aula 9 (2h): Fundamento, Estrutura, Detalhamento e Refinamento no Design de Jogos

?      Aula 10 (2h): Prototipação, Testes e Balanceamento: das Regras ao Jogar

?      Aula 11 e 12 (4h): Projeto Parcial: Foco Game Design

Módulo 3 (Artes e Estéticas)

O módulo apresenta uma duração de 8 horas. No módulo o cursista desenvolverá competências para lidar com direção de artes voltada para interatividade, com ênfase em técnicas e ferramentas de inovação e soluções criativas.

?      Aula 5 (2h): Artes nos Jogos Eletrônicos: História e Técnicas Representacionais

?      Aula 6 (2h): Narrativa, Estilos e Crítica Estética

?      Aulas 7 e 8 (4h): Projeto Parcial: Foco Direção Artística

Módulo 4 (Tecnologia e Implementação)

O módulo apresenta uma duração de 8 horas. No módulo o cursista desenvolverá competências para lidar  com os aspectos computacionais e formais dos jogos, com ênfase em linguagens e códigos voltados para a sua implementação.

?      Aula 13 (2h): Linguagens e Códigos

?      Aula 14 (2h): Programação de Jogos: fluxo e abordagens práticas

?      Aula 15 e 16 (4h) Projeto Parcial: Foco Desenvolvimento

Módulo 5 (Integração)

O módulo apresenta uma duração de 8 horas. No módulo o cursista desenvolverá competências para lidar com equipes, produzindo um jogo eletrônico completo em todas as suas etapas, desde  a criação e desenvolvimento até a publicação.

?      Aula 17 (2h): Projeto Integral: Criação

?      Aula 18 (2h): Projeto Integral: Desenvolvimento

?      Aula 19 (2h): Projeto Integral: Publicação

?      Aula 20 (2h): Post-Mortem: Avaliação dos Resultados

Metodologia

As aulas são divididas em 5 módulos, sendo cada módulo apresentado por um tutor específico para aulas expositivas e práticas:

?     Aulas expositivas: juntamente com conteúdo respectivo, será oferecida bibliografia específica sobre o assunto coberto.

?     Aulas práticas: através do processo de ludificação os alunos participam de um jogo e ao jogar, terão contato com as características da produção de jogos eletrônicos no cenário nacional, conforme desenvolvem suas competências e habilidades.

Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação apresentará a seguinte estrutura:

1.    Nos módulos 1, 2, 3 e 4, será exigido do aluno cumprimento de atividades aditivas que e a criação e desenvolvimento de Projetos Parciais que serão avaliados para obtenção de pontos.

2.    No módulo 5 os conteúdos dos módulos anteriores serão retomados para fundamentar as etapas do Projeto Integral e a sua avaliação, que considerará tanto os conhecimentos parciais quanto o resultado de sua integração, para multiplicação dos pontos.

3.    O total dos pontos resultarão no grau obtido pelo aluno ao término do curso, mediante fórmula.