Programa

O Curso será estruturado em três unidades tematicas:

Módulo 1 - Teorias da aprendizagem e cultura digital

Estudo e discussão de algumas teorias da aprendizagem aplicadas ao uso das mídias digitais. Aprofundamento e problematização de conceitos atualmente utilizados em relação às diferentes formas de aprendizagem, tais como cultura digital, cibercultura, geração X, nativos digitais, entre outros. Estudo e análise das práticas culturais de jovens e adolescentes com as mídias digitais.

Módulo 2 - Mídia, cidadania e inclusão digital

Contato com o instrumental teórico/metodológico configurado em investigações recentes realizadas no campo do encontro entre mídias e Educação. Estudo, análise e discussão do uso das mídias em ambiente escolar e extra-escolar, análise e avaliação de mídias e tecnologias para uso educacional, planejamento de práticas educativas inovadoras. Aprofundamento e problematização da relação entre mídia, cidadania e inclusão social.

Módulo 3 - Linguagens midiáticas com fins educacionais

Reflexão sobre a utilização das linguagens; uso de artefatos computacionais e audiovisuais na produção do conhecimento; análise crítica do uso de recursos computacionais e audiovisuais para a educação. Elaboração de roteiros e conteúdos com o uso de diferentes mídias (rádio, audiovisual, mídias digitais).

Cada módulo prevê três aulas de caráter teórico (quinta-feira das 19:00 às 22:00) e uma oficina prática (sábado das 9:00 às 16:00) para o planejamento e a produção de conteúdos com fins educacionais, utilizando diferentes recursos midiáticos: rádio, audiovisual, mídias digitais.