Programa

Programa:

1.      O resgate do olhar infantil durante o processo criativo e a busca do narrador.

2.      Do tema à forma: discussão de características estruturais (construção de personagens, diálogos, espaço e tempo da narrativa...)

3.      Reescrituras dos textos produzidos pelos alunos, tendo em vista a organização de ideias, a síntese na apresentação do conteúdo e a produção de sentido. 

4.      Do original ao livro: panorama da literatura infantojuvenil brasileira contemporânea e discussões sobre o mercado editorial.

--------------------------------------------------------------

Coordenação Acadêmica:
Silvia Becher - Bacharel em Tradução e Interpretação Português/Inglês e Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela PUC-Rio. Mestre em Letras pela PUC-Rio e Doutora em Administração pela PUC-Rio, com tese em linguagem e mudança nas organizações.
Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e professora assistente do Departamento de Letras da PUC-Rio, atuando principalmente nas seguintes áreas: Língua Inglesa, Linguística Aplicada e Formação de Intérprete de Conferências.
É também Coordenadora Geral dos Cursos de Extensão e Especialização em Letras, na PUC-Rio.

Professores:
Ana Leticia Leal - Escritora e doutora em Literatura (PUC-Rio), com tese sobre a obra de Lygia Bojunga. Desde 2007, vem ministrando oficinas literárias de autoficção. Publicou o livro infantojuvenil Maria Flor (Escrita Fina, 2011), além de três juvenis: Dor de garganta (Garamond, 2012), Para crescer (Escrita Fina, 2010) e Meninas inventadas (Escrita Fina, 2013). Este último, na sua primeira edição, foi finalista do Prêmio Jabuti 2007. Seu conto Sem minha filha foi também finalista do concurso Contos do Rio, promovido pelo jornal O Globo em 2003. Publica semanalmente crônicas em seus dois blogs, Diários bordados (http://diariosbordados.blogspot.com) e Cartas da Clarice (http://cartasdaclarice.blogspot.com).

Marcia Cristina Silva - Escritora e doutora em Literatura Brasileira (UFRJ), com a tese Retratos da infância na poesia brasileira. É também especialista em literatura infantojuvenil pela UFF e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Autora de quatro livros infantojuvenis: O Colecionador de Segredos (Brinque-Book, 2004), Violeta (DCL, 2006), Olhos de Violino (FTD, 2008), Davi (Garamond, 2012) e Salto de borboleta (2009). Este último faz parte da coleção Bem-Me-Quer do Projeto Indica. Foi finalista do prêmio João de Barro 2007, com um texto ainda inédito.  Desde 2012 é professora de oficinas literárias. Site: www.marciacristinasilva.com.br