Programa

- O pensamento sistêmico na gestão de marcas;
- Marketing x ética corporativa;
- O que é uma marca?
- Modelos de utilização de Marcas;
- O Design Research na conceituação de marcas;
- Brand Equity;
- A transição do marketing para o Branding;
- O que é Branding?
- Definição de Estratégias de marca;
- Plataforma de marca;
- Arquitetura de marca;
- O composto de Identidade de marca;
- Marca multisensorial;
- Experiência de Marca.

--------------------------------------------------------
Corpo Docente

Coordenador Acadêmico
:
Claudio Freitas de Magalhães, Graduado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), Mestrado (1994) e Doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Têm experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase na Gestão em Design, especialmente as atividades que antecedem o projeto formal (pré-projeto) e as fases iniciais de projeto (briefing). Atualmente, mantém atividades e pesquisas nas áreas: design estratégico, inovação tecnológica, política governamental de design, gestão do design de moda e de jóias, empreendedorismo em design, especificação de produtos, pesquisa de tendência em design e artesanato com design.

Professores:
Delano Rodrigues, Designer, professor e consultor de Branding e Naming da Karuana Consultoria de Ideias. Diretor nacional da ADG Associação de Designers Gráficos do Brasil gestão 2007-2009, é MBA em Marketing e Mestre em Design pela PUC-Rio. Desde 1997 leciona em cursos de Design e Comunicação, e em 2003 implantou a disciplina de Branding na PUC-Rio, já ministrou cursos de Naming e Branding para empresas e instituições de ensino em todo o Brasil. Foi articulista dos portais designbrasil.org.br e mundomarketing.com.br. Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, do MBA em Branding das Faculdades Rio Branco-SP, da Especialização em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa da PUC-Minas e do CRIED / IED - Instituto Europeo di Design. Curador do evento de Inovação e Economia Criativa "Confluências" (www.confluencias.com.br) e coordenador do projeto de Empreendedorismo Social DREAM:In UFMA (http://www.dreamin.in/). Já coordenou projetos para inúmeras empresas e instituições tais como: Vale, Fundação Roberto Marinho, Globo.com, Governo do Estado do Maranhão, SEBRAE, entre outras. Em 2011 lançou o livro "Naming: o nome da marca" pela 2ab Editora, primeira literatura especializada no assunto em lingua portuguesa.

Marcio Leite, Designer Gráfico , completou o Mestrado em Design Gráfico em 2008 pela University of The Arts London / London College of Communication , no Reino Unido.
Em sua prática em pesquisada de design e pesquisa visual une forma e conceito a conhecimento do mercado em projetos estratégicos, a fim de construir storytellings e narrativas visuais para produtos, serviços e marcas.
Desde o início da sua carreira tem trabalhado ao longo de grandes projetos de comunicação para empresas como AMBEV Interbrew, Philip Morris, Volvo, O Boticário e Marisol. Recentemente trabalhou em projetos de Pesquisa de Design para clientes como Intelbras, Daiken, HSBC e Nokia. Como profissional criativo, tomou parte em uma ampla gama de projetos de publicidade, embalagem, design editorial, e merchandising. Em 2006 o CCPR - Clube de Criação do Paraná concedeu o prêmio de "designer mais premiado" de seu livro Anuário.
Atualmente trabalha na maior empresa de programação de televisão por assinatura da América Latina - Rede Globosat - contribuindo em projetos de pesquisa e estratégia de marca para canais GNT, Multishow, SporTV, Gloob entre outros.
Atua como professor convidado em cursos de pós-gradução, ministrando palestras e workshops em universidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Bia Russo, Designer de formação, especialista em Fatores Humanos e Design Centrado no Usuário. Fez Mestrado em Design Emocional (PUC-Rio) e Doutorado em  Experiência Emocional, pela Delft University of Technology - Holanda.
Possui mais de 10 anos em experiência prática e acadêmica com Pesquisa em Design, tendo trabalhado em projetos de pesquisa e estratégicos para empresas como Metrô RIo, Nokia, Sara Lee, Motorola, BMW, Mongeral Aegon e muitas outras. J
É professora convidade em cursos de graduação e pós-gradução, ministrando palestras e workshops sobre Emoção, Experiência Humana, Inovação, Relacionamento e Design Estratégico em vários partes do Brasil, além de Holanda, China, Suécia, Turquia e Hong Kong.
Atualmente trabalha como Consultora de Inovação na Mongeral Aegon, multinacional no ramo de seguros e previdência, onde lidera projetos de relacionamento e desenvolvimento de soluções para clientes e corretores de seguro, além de projetos de mudança de cultura organizacional.

Rafo Castro, Artista Visual e Designer gráfico carioca atua como Coordenador da OM.art , empresa do Grupo OSKLEN.
Formado pela UNIVERCIDADE- RJ., Desenvolveu projetos nas mais diversas áreas do design e ilustração. 
Ministra oficinas, palestras e participa de exposições no Brasil e no exterior desde 2004.