Tudo é consumido. Roupas, carros,
comida, imagens, ideias, emoções, sentimentos, pessoas... O ser humano é
essencialmente um ser simbólico e através de símbolos constrói todas as suas
relações, de forma concreta ou abstrata. É nesta dimensão que constrói também
relações de amor e ódio com este sistema de consumo que pode ser sobre si mesmo
ou sobre outras pessoas. Consumo tem relação com auto-imagem, auto-aceitação,
auto-realização e felicidade.Nesse evento vamos apresentar
as pulsões de vida e morte exacerbados pelo consumo.
Convidados:
Júlio Cesar Rodrigues – Doutor
em psicologia social, especialista em gênero e consumo.
Samuel Cruz – Psicanalista,
economista e professor universitário, membro da Associação Psicanalítica do
Município do Rio de Janeiro.
Patricia Barros – Psicóloga, especialista em psicologia forense e psicanálise.
Sonia Medina – Presidente da
Associação Psicanalítica do Município do Rio de Janeiro, membro da Associação
Freudiana de Buenos Aires e professora do CCE PUC-Rio