A comunicação direta com os fãs na perspectiva das organizações esportivas: a utilização de canais tradicionais e de novas mídias. O streaming como ferramenta de fidelização do torcedor e a transmissão customizada de eventos esportivos. O esporte simultaneamente como conteúdo e como canal de comunicação. O desafio de valorizar a marca de clubes, entidades esportivas e eventos.
Palestrantes:
Marcos Vinicius Pinto - Diretor de Relações Públicas do Club de Regatas Vasco da Gama, tem larga experiência em projetos de comunicação. Teve participação executiva nos diversos meios por que passou, como LANCE! (chefe de reportagem e correspondente na Espanha), Rádio CBN (chefe de reportagem no Esporte), Terra (Editor Executivo da sucursal Rio, com cobertura de Copa das Confederações, Copa do Mundo e Copa América), Fluminense Football Club (Coordenador de Imprensa) e Fox Sports (Coordenador de Produção). Coordenou o projeto do Revezamento da Tocha Olímpica para a Nissan na Rio2016.
Bernardo Besouchet - Atual PR Manager da Samba Digital, agência que atua na internacionalização de marcas como PSG, Liverpool, Ligue 1 e Roland Garros. Tem experiência também como PR da Nike nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e atuou nas equipes de Comunicação do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011.
Apresentação:
Leonel Aguiar - Coordenador do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é jornalista diplomado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq)
Mediação:
Alexandre Carauta - Doutor em Comunicação (PUC-Rio), mestre em Gestão Empresarial (FGV), pós-graduado em Administração Esportiva (FGV), formado também em Educação Física. É professor da PUC-Rio (Jornalismo Esportivo, Transmídia e Inovação, Texto Jornalístico) e da Unesa, editor da revista Alceu, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, e colunista da Veja Rio. Foi editor-executivo e editor de esportes do Jornal do Brasil, repórter do Globo, colunista do Lance! Apresentou o talk-show sobre marketing esportivo O Negócio é Esporte, da Bradesco Esportes FM.
Roberto Falcão - Doutorando em Comunicação pela PUC-Rio e mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Trabalhou no Jornal do Brasil (subeditor) e no diário Lance! (editor executivo), entre outros periódicos. Atuou como gerente na área de Imprensa em comitês organizadores de megaeventos (Jogos Pan-americanos Rio 2007, Copa do Mundo Brasil 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016) e foi gerente de Comunicação na Confederação Brasileira de Voleibol.