Desafios do consumidor na escolha dos produtos, dos cientistas na pesquisa e desenvolvimento, e das empresas na comunicação com o consumidor.
Esta aula aberta abordará vários dos desafios encontrados na área de cuidados capilares, dentre eles:
- Desafios do consumidor ao escolher os produtos adequados para cada tipo de cabelo
- Desafios dos cientistas para realizar a pesquisa e desenvolvimento de novas formulações
- Desafios do marketing das empresas para se comunicar de forma assertiva com os consumidores
Palestrante:
A Profa. Ana Percebom – É do Departamento de Química e coordena o Laboratório de Macromoléculas & Nanopartículas desde 2015. É Química e Doutora em Ciências, com ênfase na área de físico-química de coloides, pela UNICAMP, tem vasta experiência na área de polímeros, surfactantes, coloides, cristais líquidos, emulsões, espumas, nanotecnologia e técnicas de caracterização de coloides e nanomateriais. Realizou pós-doutorado em um dos mais importantes grupos de nanotecnologia, BioNanoPlasmonics na Espanha. Sua linha de pesquisa visa a melhor compreensão de fenômenos químicos de forma a aplicá-los nas mais diversas áreas, como: home & personal care, diagnósticos, petróleo & gás e catálise. Esta combinação da Ciência Básica com a Ciência Aplicada tem possibilitado a realização de diversas parcerias e projetos com a indústria. É "Jovem Cientista do Nosso Estado" e "Jovem Pesquisadora Fluminense" pela FAPERJ. Já foi homenageada pelo corpo discente da pós-graduação da PUC-Rio com o prêmio Reinaldo Calixto. E recentemente foi agraciada com o Prêmio Hans Viertler para Jovens Pesquisadores da SBQ. Coordena um projeto de extensão em Química de Cosméticos e realiza um trabalho de divulgação científica pelo Instagram @macro.nano.lab, em que desmistifica a Química para mais de 16 mil seguidores.