O workshop ESPAÇOS EFÊMEROS-CONSTRUÇÕES LEVES, está pensando como uma experiência prática onde os participantes, através de estratégia e técnica desenvolvida pelo coletivo artístico Penique productions, repensa os espaços do seu entorno imediato, no caso do Campus da PUC Rio, se apropriando deles e os ativando como instalações efêmeras e lugares temporários.
Penique productions é um coletivo artístico que realiza instalações efêmeras infláveis com uma longa trajetória neste tipo de trabalho.
O ponto de partida de cada projeto e´ a seleção de um local para a construção de uma peça única de tamanho específico. Um inflável que se expande e invade o espaço completamente. O balão cresce para interagir com a arquitetura existente. O ar, atuando de forma estrutural, faz pressão contra o plástico, que se adere às superfícies que o limitam e, assim, modelam a forma final. Conquistado pelo inflável, o lugar se transforma através da nova textura, iluminação e monocromia.
O balão funciona como fronteira e enquadra um novo espaço. O conteúdo e´ também o recipiente e o contexto, questionando a ideia de objeto artístico desde a noção de espaço e lugar. A intervenção, desta forma, propõe uma experiência ao espectador através da percepção do espaço.
O resultado do workshop é a realização, por parte dos alunos, de entre 3 a 5 instalações infláveis em relação com a arquitetura selecionada com o acompanhamento de Sergi Arbusà, fundador e criativo do coletivo Penique productions e de Fernando Espósito, Arquiteto, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.
Justificativa
· Em geral, tanto no ensino de arquitetura como de outras disciplinas relacionadas, o estudo é desenvolvido através de modelos e protótipos. A possibilidade de projetar e construir uma intervenção em verdadeira grandeza, é uma estratégia que permite vivenciar tanto o processo projetual e criativo, como o espaço criado resultante. Durante o curso o aluno participará em todo o processo, desde a escolha do lugar, projetação, fabricação, até o inflado final e o feedback dos visitantes.
· O workshop relaciona aspectos arquitetônicos (formais e espaciais), técnicos (projetar e construir) e artísticos (criação), que se articulam através da concepção de um lugar. Essa capacidade pode ser estimulada e desenvolvida por médio de estratégias que organizam o processo entre o pensar e o fazer, capacidade que os participantes podem aplicar em outros campos disciplinares ou professionais do seu próprio interesse.
· Repensar a relação com a arquitetura que nos rodeia, revisitando-a a partir de um novo olhar adquirido através do projeto.
· Se apropriar dos espaços comuns e transformá-los, por um tempo, propondo uma nova relação com eles.
· Entender o processo de criação de esculturas infláveis e as potencialidades dos materiais mais simples e “ordinários”.
· Trabalhar em equipe, entendendo todas as fases de um projeto até sua efetivação e uso.
· Afrontar um processo criativo com acompanhamento e assessoria dos professores.
Principalmente estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Design, Artes Cênicas e Comunicação. O workshop é aberto a todo aquele que se interessar, independentemente da idade, curso ou instituição.
Por meio de uma proposta prática, a intenção é que o aluno aprenda fazendo e compartilhe novos pontos de vista exercitando a criatividade nas próprias escolhas. Para potencializar o trabalho em grupo, o diálogo, as trocas e a colaboração, o workshop propõe a distribuição dos inscritos em grupos que trabalharão para efetivar um projeto próprio, do início ao fim. Após a apresentação da linguagem de Penique productions e suas lógicas e condições de execução, convida-se aos grupos a procurar espaços, dentro do Campus da PUC-Rio, onde criar uma instalação em relação com a arquitetura do lugar, seja esta artificial (edificações existentes) ou natural (natureza do entorno). Escolhidos os lugares, se colocam em debate para comentar as possibilidades e conferir a viabilidade. Posteriormente começa a fabricação do inflável específico para o lugar com que vai se relacionar. Para finalizar, organiza-se uma exposição aberta para visitação, com a ativação de todas as instalações criadas pelos participantes.
Fernando Maurício Espósito Galarce
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.