Virginia
Woolf (1882 - 1941) foi uma escritora cuja vida se dividiu entre duas épocas da
história inglesa - sua infância é contemporânea dos tempos da Rainha Vitória,
negociada portanto no contexto do moralismo vitoriano, e sua vida adulta
coincide, majoritariamente, com o tempo dos reinados de Eduardo VII e George V.
Sendo assim, Woolf é uma autora que cresce imersa na tradição patriarcal que seu
pai e seus irmãos herdaram da Era Vitoriana, segundo a qual acreditava-se que o
espaço feminino era a casa, e o espaço público era o domínio próprio aos
homens. A autora, apesar de ter amplo acesso à biblioteca de seu pai durante
sua juventude, não deixa de compreender que há aqueles que a nação inglesa
escolheu educar e formar enquanto cidadãos e há aquelas a quem foi negada essa
educação.
Woolf é,
portanto, uma escritora que articula a leitura que fazia de seu tempo histórico
em diferentes estilos de escrita - do ensaio à ficção, da ficção à
autobiografia, insistindo em borrar os gêneros narrativos inscritos em suas
páginas. Ao longo do curso, veremos de que maneira os temas socioculturais que
lhe são caros durante toda a vida são revitalizados a cada nova abordagem,
re-explorados mediante novas perspectivas.
Sendo assim, entenderemos
que a escrita ficcional e a escrita ensaística de Woolf são dois lados de uma
mesma moeda, promovendo uma conversa prolífica entre gêneros narrativos,
perspectivas acerca da memória e embates com os papéis sociais
pré-estabelecidos para o gênero masculino e feminino. Iremos ler os contos “A
Sociedade” (1921) e “O Legado” (1940), bem como os ensaios “Ficção Moderna”
(1925), “Profissões para Mulheres” (1931) e Um
teto todo seu (1929). Mais adiante, vamos analisar as diferentes maneiras
como a crítica se apropriou da escrita woolfiana, ora para questioná-la em suas
bases, ora para reivindicá-la como uma abordagem única nos modernismos de
língua inglesa. Finalmente, passaremos a dois dos mais importantes romances da
carreira de Woolf, O Quarto de Jacob (1922)
e Sra. Dalloway (1925).
O
objetivo do curso é introduzir a escrita ficcional e ensaística de Virginia
Woolf por três vias distintas, porém complementares. Primeiramente, a partir da
leitura conjunta de alguns de seus ensaios e contos, iremos compreender alguns
dos principais temas e abordagens encontrados ao longo da obra de Woolf -
culminando em Um teto todo seu
(1929). Em seguida, faremos a leitura
da crítica woolfiana reavaliando a posição da autora enquanto uma escritora
modernista, bem como investigando suas contribuições para as discussões sobre
como percebemos a realidade, qual a sua relação com as artes visuais e em que
consiste seu questionamento dos papéis de gênero pré-concebidos pela sociedade
inglesa na qual vivia. Por fim, iremos retornar à escrita ficcional de Woolf por
meio de dois de seus romances mais importantes (e conhecidos) O Quarto de Jacob (1922), comemorando
seu centenário neste ano de 2022, e Sra.
Dalloway (1925).
O público
deste curso inclui desde estudantes interessados e interessadas em ler e
explorar o contexto da vida e obra de Virginia Woolf, até pesquisadoras e
pesquisadores procurando ampliar seus horizontes de pesquisa acerca dos
modernismos de língua inglesa.
O pré-requisito mais importante é o interesse nos temas tratados ao longo do Curso. A troca de experiências de vida, leitura e estudo serão fundamentais para ampliar as discussões sobre os modernismos de língua inglesa, a presença de Virginia Woolf dentro desses movimentos e, principalmente, as suas particularidades enquanto autora de ensaios, contos e romances.
A metodologia disciplinar
para o curso proposto irá passar pela discussão dos materiais teóricos lidos
por toda a turma, bem como pela ampliação do contexto histórico, filosófico e
literário do qual esses textos fazem parte.
Além
disso, a utilização de outras mídias que permitam expandir as leituras dos
romances com os quais iremos trabalhar servirá de apoio para desvelar os
segredos do texto literário, bem como a maneira como o pensamento Ocidental se
utilizou e se utiliza de alguns deles (ambiguamente) para limitar a autora a
determinado contexto histórico de produção.
As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).