Introdução
Em meados de 2003, a banda carioca Los Hermanos lançou Ventura, seu terceiro álbum de estúdio. A obra, que atingiu imenso sucesso de público e crítica, pode ser considerada o marco inicial, pelo menos no Brasil, daquilo que a crítica acabou por batizar de “canção expandida”: um formato de composição particularmente difuso, muito mais sugestivo do que narrativo, que colocava em xeque certos pilares da forma de fazer canção consolidada no país desde a Bossa-Nova. Durante (pelo menos) os quinze anos seguintes, uma geração de cancionistas tomou para si a tarefa de continuar, popularizar e em certos casos radicalizar a “canção expandida” anunciada em Ventura. Agora, quando uma série de transformações sociais, políticas e estéticas parecem consolidar uma superação dessa experiência, propõe-se um balanço do período.
Objetivo
Recuperar, através de textos, vídeos, documentos da época e muita música a memória de um período importante da canção brasileira, a partir de seu disco mais emblemático;
Apresentar e explicar aos alunos o conceito de “canção expandida”, elaborado originalmente por José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski;
Oferecer aos alunos um panorama do debate sobre a canção no Brasil, desdobrado entre os diversos campos do saber com os quais se relaciona;
Público-Alvo
Músicos, estudantes de música e demais aficionados por rock e música brasileira em um sentido amplo do termo.
Pessoas que possuam uma relação afetiva com o álbum Ventura, a banda Los Hermanos e o período (virada do século XX para o XXI) em que a banda esteve na ativa.
Historiadores interessados na história contemporânea da cultura brasileira.
Metodologia
Aulas online, ao vivo, pela plataforma zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Análise multidisciplinar de canções, levando-as em conta enquanto construtos de letra, melodia e harmonia, mas também sua situação de gravação e seu contexto sócio-histórico-cultural, entre outros aspectos.
Leituras de textos teóricos, analíticos e jornalísticos associados ao tema do curso.
Banco de vídeos e playlists musicais à disposição dos alunos, com referências que serão citadas em aula.
Horário e Investimento
Coordenação
Leonardo Berenger Alves Carneiro
Corpo Docente
Breno Góes
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.