UX Research é uma investigação sistemática de usuários e seus requisitos, a fim de obter informações como parte do processo de projetar a experiência do usuário. A pesquisa em UX emprega vários métodos e técnicas de coleta, análise e síntese de dados do usuário para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, de forma a revelar informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.
No contexto em que as pessoas lidam com muitos sistemas interativos no seu dia a dia e empresas precisam oferecer sempre as melhores soluções perante a concorrência, é extremamente importante que as equipes de Design conheçam os seus usuários para projetar melhores interfaces. Conhecer as necessidades, desejos e limitações dos usuários faz com que com os designers e toda a equipe de projeto da empresa compreendam como as pessoas lidam com o seu produto. Assim, é possível desenvolver e adaptar melhor suas interfaces, a fim de fornecer o melhor produto e serviço.
Este curso tem a proposta apresentar e ensinar os
fundamentos e principais conceitos envolvidos no UX Research, assim como os principais
métodos e técnicas de investigação dos usuários para a equipe de projeto. Ao
longo do curso as aulas terão uma parte teórica para apresentação dos conceitos
e procedimentos, e algumas partes com workshops
com os alunos para a consolidações do que foi ensinado em teoria.
· Apresentar
os fundamentos e conceitos de UX (User
Experience), Usabilidade e Design Centrado no Usuário;
· Apresentar os principais métodos e técnicas de pesquisa com usuários (qualitativos e quantitativos) voltados para o design de interfaces;
· Elucidar as estratégias de seleção do melhor método e/ou técnica pesquisa de acordo com o projeto;
· Ensinar
como planejar, conduzir e analisar as pesquisas com usuários, com foco em
projeto de interfaces.
Profissionais e estudantes de Design, Comunicação,
Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Webdesign, Marketing,
Administração e qualquer outra área que envolva planejamento e desenvolvimento
de produtos e serviços digitais interativos.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom, com atividades práticas em aula e ao longo do curso. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o término das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle). Entretanto, o(a) aluno(a) deverá estar presente em 75% das aulas de forma síncrona para as atividades práticas.
Ao longo do curso as aulas terão uma parte teórica para apresentação dos conceitos e procedimentos, e algumas atividades práticas para a consolidação do que foi ensinado em teoria.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.