Introdução
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e é considerado questão de saúde pública devido a sua elevada prevalência. É recomendável que as intervenções oferecidas ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista sejam Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Ou seja, intervenções que possuam estudos empíricos com evidências de eficácia. A intervenção por meio da combinação de programas de intervenção em múltiplos contextos, como na escola, na clínica e/ou em casa se mostram eficazes para desenvolvimento de funcionalidade e qualidade de vida.
Iniciativa pioneira na cidade do Rio de Janeiro, o curso de Especialização sobre o Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos pretende oferecer subsídios teóricos e práticos, oriundos de pesquisas e práticas nacionais e internacionais, para capacitar o profissional (psicólogos, educadores e áreas afins) a melhor atuar em seu campo profissional com indivíduos que apresentem este transtorno. Acredita-se que quanto mais profissionais capacitados estiverem atuando, mais chances haverão de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos.
Objetivo
Geral:
Capacitar profissionais em diferentes áreas para atuar em sua prática com indivíduos com o TEA.
Específicos:
- Apresentar a história do conceito de autismo, as diferentes teorias que embasam a compreensão da sua etiologia, dados de prevalência, características, curso e prognóstico do transtorno;
- Elucidar as etapas do desenvolvimento na infância e apontar os desvios do desenvolvimento presentes no TEA;
- Expor o funcionamento do cérebro e as contribuições dos estudos de neuroimagem para a compreensão do TEA;
- Introduzir os modelos de tratamento farmacológicos e psicofarmacológicos;
- Descrever os prejuízos presentes no TEA;
- Mostrar as possibilidades para a avaliação do TEA e a sua importância na elaboração do plano de tratamento;
- Esclarecer quais são os programas de intervenção que são pautados nas Práticas Baseadas em Evidências e a sua aplicação em múltiplos contextos, desde a intervenção precoce.
- Discutir as possibilidades e desafios das intervenções no contexto escolar.
Público-Alvo
Psicólogos, Educadores e Fonoaudiólogos.
Metodologia
As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações ficarão disponíveis por dois meses após o término das aulas no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).
O curso terá a duração de 18 meses, divididos em 3 semestres, totalizando 450 horas. Está estruturado em 07 disciplinas, com 360h de aulas teóricas e 90 horas de estágio supervisionado.
O local de estágio será responsabilidade do aluno.
A disciplina de Prática Supervisionada consiste na supervisão de casos atendidos pelo aluno em seus locais de trabalho/atendimento.
A supervisão irá acontecer às sextas de 12h30 às14h30.
Horário e Investimento
Coordenação
Conceição Santos Fernandes
Jesus Landeira Fernandez
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Programa
Veja o programa do curso.
Disciplinas
Veja a ementa das disciplinas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.