A formação interdisciplinar de profissionais e estudiosos de Artes tem íntima ligação com uma atuação social propositiva e transformadora. A intervenção artística pode desencadear percursos de subjetivação e socialização, capazes de transformar as relações entre individuo e coletividade. O curso de Extensão em Teatro Social oferece uma formação prática específica, encorajando o uso de jogos e técnicas teatrais como dispositivo de emancipação individual e de transformação social. Em sentido amplo, o curso pretende capacitar os estudantes para que promovam a multiplicação das potências da vida a partir de uma consciência renovada de ser ator social, seja em sua produção artística e seja nas negociações simbólicas que a vida urbana impõe. Em possível desdobramento, o curso visa encaminhar e instalar boas práticas de cidadania, tais como inclusão, participação e acesso universal aos direitos humanos. Neste sentido, o legado do teatrólogo brasileiro Augusto Boal, um vasto arsenal teórico-prático conhecido como Teatro do Oprimido, se oferece como o melhor método, servindo a milhões de pessoas nos cinco continentes como ferramenta de escrita de novos cenários sociais. Diante da persistência de estruturas de exclusão e dominação, o que pode a arte?
O curso visa:
· preparar profissionais capacitados para intervenções em contextos sociais variados (como, por exemplo, comunidades urbanas, terapêuticas, artísticas e grupos ativos em políticas de proteção às minorias, distribuição de renda, contra a discriminação de gênero, classe, raça, etc.) a serem articulados ou já existentes;
· propiciar ampla reflexão teórica e experiências práticas, na interface entre arte-educação e emancipação social, buscando a percepção de si como cidadão e parte de sistemas complexos, implementando suas potencialidades de sujeito autor e criador, não somente consumidor, e agenciando a arte como dispositivo de transformação no âmbito pedagógico, terapêutico e político.
· articular um método de Teatro Social como suporte à didática no ensino formal e informal, eficiente para enfrentar pautas sociais complexas como direitos humanos, justiça, educação e saúde.
O curso dirige-se a estudantes e profissionais de Artes Cênicas, educadores, operadores sociais, mediadores de conflitos e, em geral, todos os interessados em desenvolver competências teatrais conjugadas a interesse pela ação pedagógica, política e terapêutica
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094