- Desenvolver sólidos conhecimentos científicos e técnicos em saúde integrativa, baseados em evidência e sob uma perspectiva interdisciplinar, para aplicá-los de modo fundamentado no exercício da sua atividade profissional.
- Capacitar-se para desenvolver ações e programas de saúde integrativa, sistematicamente elaborados, adequando a diferentes pessoas e grupos sociais, e a distintos contextos socioambientais e culturais, em sua área de atuação profissional.
- Desenvolver as habilidades necessárias para exercer uma prática clínica em saúde integrativa, visando a utilizar variados recursos diagnósticos, terapêuticos e preventivos de doenças e promotores da saúde, de forma sistêmica, programada e personalizada.
- Desenvolver as atitudes necessárias para praticar saúde integrativa, baseadas no crescimento pessoal, na atuação colaborativa e em princípios éticos, com a finalidade de ampliar as dimensões humanas do cuidado nas esferas individual e coletiva.
Graduados em fisioterapia, nutrição, enfermagem, psicologia, farmácia, odontologia, educação física, serviço social, fonoaudiologia, biomedicina e outras profissões da saúde.
Terapeutas com capacitação em práticas integrativas e complementares (conforme regulamentação do SUS) com título de graduação.
Profissionais de outras áreas com interesse no curso.
Não inclui graduados em medicina, para os quais a Universidade oferece uma pós-graduação específica.
Graduação completa
O curso será hibrido, mesclando aulas presenciais e outras virtuais com encontros síncronos pela plataforma Zoom.
A estrutura do curso está pautada na combinação entre disciplinas teóricas integradas, discussão de casos clínicos, aplicação clínica supervisionada e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. No final do último semestre, os estudantes submeterão um Trabalho de Conclusão de Curso, com base em um dos seguintes modelos: estudo de caso, estudo de série de casos, caso-controle, estudo transversal, estudo prospectivo de coorte, ensaio clínico randomizado, revisão da literatura.
O conjunto das disciplinas se divide em três blocos programáticos. O primeiro bloco abarca os fundamentos conceituais e teóricos da saúde integrativa. O segundo bloco abarca os sistemas epistêmico-metodológicos que estruturam suas práticas nos diferentes contextos culturais do cuidado à saúde e os distintos campos de abordagem diagnóstico-terapêutica e profilática, com seus respectivos recursos, dentro de uma perspectiva sistêmica de integralidade do cuidado. O terceiro bloco abarca as diferentes áreas de atuação clínica em relação aos sistemas orgânicos humanos, às respectivas desordens patológicas, e aos processos de prevenção, proteção, tratamento, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, assim como de promoção da saúde.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094