As abordagens com crianças e famílias por profissionais com ampla experiência no judiciário, na docência e na pesquisa com estas populações. O curso visa a alargar o debate sobre as abordagens com populações socialmente vulneráveis visando a estabelecer práticas sensíveis às diferentes realidades sócio econômicas e culturais.
Palestrantes:
Maria Luiza Valente é Assistente Social com atuação profissional no campo sócio jurídico, atuou em Varas de Família e Órfãos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, onde é professora no Curso de Graduação e na Especialização em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência Doméstica; Instrutora de Servidores em Tribunais de Justiça e Ministério Público; Membra do Fórum Permanente de Direito de Família da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Camila Fernandes Pinto realiza pós-doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional, Doutora em Antropologia e Mestra em Antropologia. Pesquisadora associada ao Núcleo de estudos em Corpos, Gênero e Sexualidades e ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Sexualidades, Raça, Maternidades, Cuidados e Favelas.
Cláudia Maria Monteiro de Freitas possui Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Graduação em Letras-Português Literatura Brasileira. Pós-Graduação em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua.
Ilenilda Venancio da Silva Justo é Assistente Social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio; Especialista em Violência Doméstica e Familiar contra a criança. Autora de artigos científicos em congressos e periódicos; Atuação profissional no campo sócio jurídico, com experiência nas áreas de Família, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Infância, Juventude e Idoso, Central de Penas e Medidas Alternativas
Ines Alegria Rocumback é Graduada em História pela UFF e Direito pela PUC -Rio. Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, onde é professora nos Cursos de Graduação em Direito e Serviço Social e nos Cursos de Especialização em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência Doméstica, Especialização em Psicologia Juridica e Especialização em Direito de Família.
Thaís Tononi Batista é Mestra em Política Social; especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; graduada Serviço Social. É assistente social do Poder Judiciário do Espírito Santo e atua no atendimento a demandas oriundas de Varas de Família, Órfãos e Sucessões, Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e Infância e Juventude. Compõe a gestão do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do PJES, na condição de referência técnica.
Maria Gabriela Rocha Figueiredo Martins é Graduada em Serviço Social pela PUC-Rio com formação em
mediação escolar, assistente social com atuação profissional na Educação,
graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Carioca e com formação em
mediação escolar.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.