Introdução
A Psicologia Social aplicada a estudos de consumo é essencial para compreender como as interações influenciam decisões de compra. Ao entender as dinâmicas de grupo, normas sociais e influências culturais, entendemos melhor por que os produtos e marcas atendem desde necessidades utilitárias até necessidades emocionais dos consumidores. Abordar esse tema de forma abrangente envolve explorar casos práticos, utilizar exemplos do cotidiano, destacar a relevância emocional das decisões de compra e mostrar como a compreensão psicológica pode beneficiar as escolhas das pessoas. É um curso que oferece uma experiência significativa sobre autoconhecimento e motivação, destacando aspectos mentais que moldam as preferências de todos.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao participante a possibilidade de desvendar os comportamentos de compra a partir da ciência psicológica. Os alunos entenderão contribuições da Psicologia Social para os estudos sobre consumo e os conceitos básicos da Economia Comportamental.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer as principais abordagens da Psicologia do Consumidor, entendendo os aspectos biopsicossociais envolvidos nos diversos comportamentos de compra.
Público-Alvo
Profissionais de qualquer área
Estudantes universitários a partir do 7o período. Prioritariamente dos campos da Psicologia, Administração, Economia e Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda).
Pré-Requisito
Ser estudante de graduação (a partir de 7o período) ou profissional já formado, em qualquer área de atuação.
Metodologia
Aulas teóricas expositivas ao vivo, pela plataforma zoom, com recursos audiovisuais; debates sobre textos recomendados; exploração de materiais relacionados a temas paralelos (estudos de caso, filmes publicitários, artigos científicos e da grande mídia). Aprendizado imersivo.
Coordenação
Jean Carlos Natividade
Jesus Landeira Fernandez
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.