Entre os princípios e compromissos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de psicólogo, no parágrafo V, em seu artigo 3º, encontra-se a “atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, das organizações e comunidades”.
Outro aspecto preconizado pelas Diretrizes Nacionais para a formação de Psicólogos está delimitado no Artigo 4º e refere-se às competências e habilidades indicadas pelo INEP. Entre elas, são importantes para esta argumentação aquelas descritas nos parágrafos II, V e VI. No parágrafo II lê-se sobre tomada de decisões: "o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas”. Já no V, sobre administração e gerenciamento: "os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho”; e no VI preceitua-se a educação permanente: "os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”
Ainda com base nas Diretrizes Nacionais, o Artigo 12º evidencia que os domínios mais consolidados de atuação profissional do psicólogo no país se constituem como ponto de partida para a definição de ênfases curriculares. Em relação às possibilidades de ênfase, duas estão relacionadas ao curso de especialização alvo deste projeto. A primeira refere-se a Psicologia e processos de gestão, que se concentra em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. A segunda possibilidade é a Psicologia e processos de avaliação diagnóstica, cujo foco é em competências relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional.
Cabe ressaltar que existem poucos cursos da área temática em oferta nas demais IES do município do Rio de Janeiro que atendam estas características. Outro aspecto a ser levado em consideração refere-se ao corpo docente. Há, no estado do Rio de Janeiro, poucos cursos sobre a área com corpo docente, de titulação stricto sensu, com produção cientifica voltada para o tema no âmbito acadêmico. E, no que tange à organização didático pedagógica, a maior parte dos cursos oferecidos ou está direcionada para a teoria ou para a aplicação de ferramentas técnicas, com pouca integração entre conhecimento científico e o saber prático.
O Departamento de Psicologia da PUC-Rio, que já oferece vários cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de excelência consubstanciou uma ampliação deste conjunto de cursos, de acordo com o perfil de seu quadro docente permanente e horista em relação aos temas de seu corpo de conhecimento. Neste contexto, com o objetivo de reforçar a produção e aplicação do corpo de conhecimento da área nos âmbitos acadêmico e do mercado de trabalho, o Departamento de Psicologia da PUC-Rio constituiu uma equipe de docentes do curso considerando aqueles que têm pesquisas com aplicação ou possibilidade de aplicação nas organizações de trabalho. Diante destas considerações, apresenta-se a proposta de curso de pós-graduação em nível Lato Sensu, a Especialização em Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções, com o objetivo de suprir a necessidade dos profissionais graduados que desejam atuar ou que já atuam em organizações de trabalho. A ideia central do Departamento de Psicologia é oferecer um curso com perfil arrojado e diferencial com foco na integração entre o conhecimento científico produzido na academia e a prática em organizações de alto desempenho.
Este curso tem como objetivo de desenvolver e especializar o profissional da área de gestão de pessoas em uma das grandes áreas de atuação da psicologia, as organizações de trabalho.
Psicólogos e graduados em áreas afins que já trabalhem, ou não, nessa linha de atuação da Psicologia.
O curso será realizado na modalidade síncrona com aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom.
Sendo todas as disciplinas obrigatórias, sem disciplinas eletivas ou optativas, o curso oferece um núcleo de palestras que visa a articulação com os conhecimentos afins. A eleição das áreas de conhecimento, em tela, no conjunto de palestras foi definido por sua importância nas discussões contemporâneas que consideram a transdisciplinaridade essencial nos modelos de gestão em tempos de Globalismo. Essa estratégia de utilizar-se a transdisciplinaridade tem como objetivo a compreensão da complexidade de temas atuais de forma articulada entre as disciplinas. Desta forma, com reflexões sobre os temas apresentados nas palestras configura-se maior clareza no “fio condutor” do curso, para além do conhecimento prático imediato. Sendo assim, Filosofia, Biologia, Antropologia, Física, Cinema, Sustentabilidade, serão alvo de debates inspirados nas palestras.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
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- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
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- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
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