A Psicologia Jurídica é um ramo da psicologia que vem sendo construído no Brasil há muito pouco tempo. Artigos científicos, teses e dissertações começam a ser produzidos, mas ainda há uma deficiência na formação acadêmica para dar conta dos novos campos de atuação que se desenvolvem na interface entre Psicologia e Direito. Cresce a demanda de participação do psicólogo em instituições de acolhimento, processos de adoção e reinserção familiar, perícia em Varas de Família, mediações de conflitos e no combate à violência doméstica. Faz-se necessário, portanto, uma constante atualização dos profissionais envolvidos na área, bem como a ampliação do espaço para a elaboração de pesquisas, de modo a contribuir na discussão dos limites e possibilidades do trabalho do psicólogo junto às instituições judiciárias.
A proposta do curso, portanto, é formar especialistas em Psicologia Jurídica para atuar, principalmente, no âmbito das Varas da Infância, Juventude e do Idoso, Varas de Família e Varas de Violência Doméstica. Parte-se da premissa de que, cada vez mais, é necessário estimular a formação de profissionais capazes de problematizar a atuação do psicólogo, de modo a refletir, criar e implementar intervenções exigidas na sua prática em interface com o Direito.
OBJETIVO GERAL
Considerando a relevância do trabalho do psicólogo no âmbito da Justiça, pretende-se instrumentalizar profissionais para o trabalho nas áreas da família, infância, juventude e idoso, contribuindo para uma maior reflexão sobre as questões específicas deste campo de atuação, suas implicações éticas e técnicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Favorecer o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho, que venham beneficiar a população atendida nas Varas de Família, Varas da Infância, Juventude e do Idoso e Varas de Violência Doméstica.
- Fomentar discussões sobre os limites e possibilidades de intervenção, considerando as implicações ética.
- Promover a capacidade de reflexão sobre a inserção da psicologia no campo jurídico.
- Estimular o interesse em realizar pesquisas acerca do trabalho do psicólogo nos diferentes setores do Poder Judiciário.
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma ZOOM. Em algumas disciplinas poderão ser implementadas atividades em grupo.
As disciplinas foram organizadas de modo a articular as práticas psicológicas utilizadas nas diferentes Varas às teorias que as fundamentam. O curso adotará um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, estudos de caso e participação em atividades inerentes aos profissionais de diferentes divisões de psicologia que compõem os serviços técnicos das Varas.