O campo da Psicologia do Esporte não é novo. Os trabalhos precursores dessa área datam o final do século XIX e início do século XX. Desde então, avanços ocorreram e a Psicologia do Esporte passou a compor as Ciências Esportivas e emergir como uma das áreas de suma importância para a performance esportiva. (Rubio, 1999)
Trabalhar com esporte implica atuar em parceria com os demais campos do saber, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, dentre outras. O esporte em si é um convite à multi e a interdisciplinaridade. Afinal, não se trata de conceber esse sujeito ou grupo com quem se atua somente como um atleta ou uma equipe, mas principalmente compreendê-lo em uma esfera que abrange e atinge toda a sua singularidade e complexidade perpassando pelo contexto social no qual esse sujeito ou grupo se insere.
No Brasil, a inserção da Psicologia do Esporte teve início no ano de 1958, quando João Carvalhaes acompanhou a Seleção Brasileira de Futebol. A partir de então, progressos e retrocessos podem ser destacados. A ampliação das áreas de atuação do profissional, que hoje não se restringe somente ao esporte de alto rendimento, mas engloba os praticantes de atividade física (esporte recreativo), o esporte educacional (norteado por princípios socioeducativos) e o de reabilitação (voltado aos atletas lesionados e às pessoas com necessidades especiais) (Rubio, 1999), já é um avanço em direção ao desenvolvimento.
Apesar de ter raízes antigas e diante das dificuldades encontradas para a atuação, a Psicologia do Esporte encontra um grande percurso pela frente. Sua solidificação está debruçada na necessidade da criação e ampliação de espaços de discussão dos aspectos inerentes à área. É preciso que haja uma reflexão sobre aquilo que o profissional encontra na prática. O esporte ou a atividade física por ser objeto de constantes mutações e renovações, convoca o profissional que opta por trabalhar nele sempre a uma atualização, ou seja, deve buscar sempre novas fontes de informação e acompanhando seu desenvolvimento.
Formar profissionais com amplo domínio da teoria e prática recentes no âmbito esportivo e da atividade física, além de sua aplicação em diferentes populações e institucionais, no formato individual e em grupo;
Apresentar o campo da Psicologia do Esporte e do Exercício;
Discutir os aspectos relevantes à prática dos psicólogos no esporte e na atividade física;
Promover a capacitação do profissional que atua na área da Psicologia do Esporte;
Atualizar perspectivas e inovações na área da Psicologia do Esporte.
Graduados em Psicologia.
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094