Introdução
Edital 2025.1
Para candidatos estrangeiros a apresentação do CRM no ato de inscrição não é obrigatória, porém se selecionado, ao efetuar sua matrícula o aluno estrangeiro, obrigatoriamente, deverá iniciar o processo para cadastro no CREMERJ, na condição de estudante, prevista na Resolução nº 2216/2018.
Estrangeiros não residentes no Brasil podem efetuar a inscrição e matrícula com visto de turista e durante o curso deverão apresentar o visto de estudante, o envio da cópia do passaporte é obrigatório.
Alunos estrangeiros devem apresentar, obrigatoriamente, seguro saúde com validade igual a duração total do curso para realizar a matrícula.
O curso de especialização em Pediatria tem tido uma participação sempre pioneira no desenvolvimento da área de Pediatria, através de uma atuação equilibrada das atividades de ensino e pesquisa de natureza acadêmica e uma grande interação com renomados profissionais do setor. O curso teve início em 1961 com o Professor Álvaro Aguiar que permaneceu na Escola até 1982. De 1982 a 2015 o curso foi coordenado pelo Prof. Mauricio B. Gonzaga, sendo substituído pelo atual coordenador professor Paulo Dickstein.
O presente projeto traz significativas alterações em relação ao que o precedeu. Essas modificações são pautadas pela necessidade de se enfrentar os desafios que os novos tempos trouxeram para o pediatra do século XXI. Houve, nos últimos anos, inegáveis avanços na área biotecnológica. A introdução do campo da genética na microbiologia, hematologia e em outras subespecialidades, os avanços na área cirúrgica, como a cirurgia fetal e os avanços da bioinformática, são alguns exemplos da expansão do conhecimento tecnocientífico na área de pediatria. Por outro lado, esses avanços trouxeram desafios no campo da bioética que merecem a atenção atualizada do profissional. Entretanto, em um mundo de crescente fragmentação das áreas de conhecimento, talvez a tarefa pedagógica mais central seja reencontrar o caminho para uma visão conjunta, biopsicossocial da criança. Nesse sentido devemos redobrar esforços para preparar o pediatra para lidar com os adolescentes, a sexualidade, as drogas, os transtornos comportamentais e as novas conformações familiares que vieram junto com a chegada do novo milênio.
Este curso está de acordo com a Resolução CFM N. 1832/2008 do Conselho Federal de Medicina e a Resolução CREMERJ nº 277/2016, que dispõe sobre o exercício profissional e os programas de pós-graduação no Brasil do médico estrangeiro e do médico brasileiro formado por faculdade estrangeira.
Nesta alteração o programa foi todo reformulado para atender as novas exigências do CFM, passando de 2 (dois) para 3 (três) anos de duração para brasileiros e estrangeiros.
Objetivo
1- Capacitar médicos na assistência integral da criança e do adolescente para reconhecer os diferentes aspectos normais e patológicos referentes à sua saúde, nos diversos níveis de atenção. Capacitando-o tanto na formulação diagnóstica como nos cuidados terapêuticos.
2- Capacitar o médico pediatra para atuar em equipe multidisciplinar.
3- Capacitar o médico para liderar uma equipe médica.
4- Preparar o médico para o papel preventivo e social da pediatria.
5- Preparar o médico para lidar com os problemas comportamentais na infância e adolescência. Abuso de drogas
6- Capacitar o médico para leitura de um artigo científico e para os princípios científicos e éticos da pesquisa em pediatria.
7- Preparar o médico para os desafios da bioética.
8- Preparar o médico para lidar com os limites da medicina e a lidar com o livre-arbítrio dos pacientes.
9- Preparar o médico para ouvir o paciente e manter um relacionamento empático, respeitando as diferenças culturais.
10- Atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações sociais, culturais e científicas, com capacidade de realizar a busca ativa de novos conhecimentos.
11- Participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde mais prevalentes.
12- Preparar o médico para o aprendizado permanente. O programa é desenvolvido com o grau de complexidade crescente, priorizando as metodologias ativas e estimulantes de forma incentivar a responsabilidade pela própria educação médica permanente e a prática dentro do contexto ético, legal e técnico de alto nível.
Público-Alvo
Médicos formados, interessados em se especializar na área da Pediatria.
Pré-Requisito
Graduação completa em Medicina.
Metodologia
As atividades do curso são realizadas mediante aprendizado dirigido e sob preceptoria, recebendo aulas magistrais e orientação clínica. O programa é presencial.
Atividades Teóricas sob forma de aula expositiva, discussão de casos clínicos, protocolos médicos e discussão de provas de concursos e residência médica. A apresentação de temas das diferentes áreas será abordada em cada instituição de prática pelos especialistas de cada serviço.
Sessão clínica: Realizada semanalmente. São apresentados casos clínicos e artigos de revistas pelos pós-graduandos, sob orientação docente da especialidade relacionada ao tema.
Atividades Extracurriculares: Assistência a Simpósios, Congressos, Seminários, Fórum, Jornadas e Cursos práticos de atualização.
Atividades Práticas: Rotina diária de avaliação aos pacientes internados nos diferentes setores da pediatria. No ambulatório das especialidades se faz acompanhamento da criança com doença específica, seja ela aguda ou crônica. Serão realizados cursos práticos de atendimentos de suporte básico de vida ao paciente pediátrico e neonatal, utilizando-se manequins e material de apoio. O programa prático inclui treinamento nas seguintes dependências: Enfermaria, Emergência, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, Centro de Parto Normal e Cirurgia e Ambulatórios.
Enfermaria: sob preceptoria Os Pós-graduandos devem realizar admissão e história clinica dos pacientes que são internados nos diferentes serviços, assim como a evolução diária, coleta de amostras, procedimentos, interpretação de exames e discussão dos casos com o chefe da rotina.
Emergências: sob preceptoria, os Pós-graduandos farão o atendimento inicial dos pacientes que procuram este serviço, apresentando o caso ao pediatra encarregado para definir conduta; além disso, o estagiário terá a possibilidade de fazer procedimentos de baixa e alta complexidade de acordo à condição da criança. Será assignado um (1) plantão semanal de 12 horas.
Ambulatórios: Os estudantes devem participar das atividades ambulatoriais desenvolvidas por cada especialidade pediátrica, assim como de Puericultura e Pediatria geral, preenchendo história clínica de primeiro atendimento, retornos e interconsultas; avaliação clínica, interpretação de exames solicitados e discussão dos casos com o chefe.
Sala de parto: sob preceptoria, os estudantes participam dos Serviços de Maternidade nas salas de parto e atendimento ao recém-nato.
Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal: sob supervisão os alunos da pós-graduação são orientados no manuseio de pacientes, pediátricos e neonatais, em situação crítica. Serão orientados de forma prática a realizar atendimentos complexos, nas diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. Deverão desenvolver senso crítico, prático e rápido para atendimento aos pacientes em estado grave, assim como sua família.
Horário e Investimento
Coordenação
Paulo Jorge Dickstein
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Programa
Veja o programa do curso.
Disciplinas
Veja a ementa das disciplinas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.