Introdução
A partir da leitura dos textos filosóficos e literários, tem-se em vista uma reflexão sobre os limites ético-políticos do uso da violência. Partiremos do ensaio de Benjamin “Para uma crítica da violência” (1921), em que é apresentada a tese segundo a qual o monopólio da violência por parte do direito e do Estado tem como objetivo a manutenção de si próprios como estrutura de poder, em direção à recepção dessa questão no livro A força da não-violência: um vínculo ético-político (2021), da filósofa americana Judith Butler. Em uma perspectiva distópica, a obra literária O conto da Aia (1985), de Atwood, auxiliará a pensar a violência em sua forma totalitária.
Objetivo
A partir da leitura e da discussão dos textos filosóficos e literários tem-se em vista uma reflexão sobre os limites ético-políticos do uso da violência.
Ferramentas de capacitação serão aulas expositivas, debates e leituras que auxiliem a pensar a questão da violência em uma perspectiva filosófico-literária
Público-Alvo
Alunos (as)/ pesquisadores (as)/ profissionais das áreas de literatura, filosofia, Direito, e demais interessados na temática da violência.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível até o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Coordenação
Leonardo Berenger Alves Carneiro
Corpo Docente
Isabela Ferreira de Pinho
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.