Vivemos um momento de enormes desafios para o
desenvolvimento sustentável, onde os efeitos das mudanças climáticas, o
esgotamento dos recursos naturais, a degradação ambiental e a urbanização
desordenada geram e intensificam a pobreza, a violência, as desigualdades e
ameaçam a saúde e a paz mundiais.
Frente a esses desafios, convidamos a todos a participarem
da palestra de lançamento do Mestrado Profissional em Ciência da
Sustentabilidade da PUC-Rio "Fronteiras da Sustentabilidade" com os
ilustres convidados Dr. Bernardo Strassburg, Dr. Fabio Scarano e Profª. Dra.
Agnieszka Latawiec.
Palestrantes:
Profº. Dr. Bernardo Baeta Neves Strassburg
Depto. Geografia e Meio Ambiente/PUC-Rio
Bernardo Strassburg é economista com mestrado em planejamento ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Ciências Ambientais na Universidade de East Anglia (Reino Unido). Atualmente, Bernardo é Professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Coordenador do Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade Rio (CSRio/PUC-RJ) e fundador e diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Pesquisador na área de Ciência da Sustentabilidade, sua pesquisa concilia aspectos econômicos, ecológicos e de inteligência espacial em abordagens de sistemas socioecológicos. Dedica-se à transição para a sustentabilidade, em especial nos desafios e sinergias relacionados a conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade socioeconômica. Bernardo apoio políticas públicas de governos locais e nacionais e organismos multilaterais como as Convenções de Biodiversidade e de Mudanças Climáticas das Nações Unidas e o Banco Mundial, além de organizações do terceiro setor.
Profº. Dr. Fabio Rubio Scarano
Depto. de Ecologia/UFRJ
Fabio Scarano se graduou em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília e obteve seu doutorado em Ecologia na Universidade de St. Andrews, Escócia. Ele é Professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993. É também membro da Sociedade Linneana de Londres (desde 1995) e foi Professor Visitante das Universidades de Darmstadt, Alemanha (2002), e de Minnesota, EUA (2003). No governo brasileiro, atuou na CAPES, MEC (2005-2011) e foi Diretor Científico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, MMA (2007-2009). Nessa função, ajudou a criar o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) em 2008. No terceiro setor, foi Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (2015-2018) e Diretor Executivo do programa do Brasil (2009-2011) e, em seguida, Vice-Presidente Sênior da Divisão das Américas (2011-2015) na ONG Conservation International. No setor privado, trabalhou em empresas do setor florestal em Minas Gerais (1986-1988). Foi autor no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 2011-2014), no Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC, 2011-2014), foi coordenador de capítulo no Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, 2015-2018) e é coordenador geral da plataforma brasileira sobre esse tema (BPBES, desde 2015). Supervisionou cerca de 40 mestres e doutores. Possui mais de 100 publicações científicas e foi agraciado com o Prêmio Jabuti para dois de seus livros.
Profª. Dra. Agnieszka Ewa Latawiec
Depto. Geografia e Meio Ambiente/PUC-Rio
Agnieszka Ewa Latawiec é bacharel em Engenharia de Proteção do Meio Ambiente, Mestre em Proteção Ambiental e doutora em Ciências Ambientais na Universidade de East Anglia (Reino Unido). Agnieszka é Professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Internacional de Sustentabilidade do Rio de Janeiro (IIS), além de ser coordenadora do Centro de Ciências para Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio/PUC-Rio). Sempre interessada em aspectos sociais da gestão da terra, durante seu doutorado, ela desenvolveu uma pesquisa na Inglaterra e no País de Gales para investigar a incorporação de biodisponibilidade em tomadas de decisão sobre áreas contaminadas. Em 2013, ela participou da concepção da primeira disciplina de Ciência da Sustentabilidade na PUC-Rio. Agnieszka se interessa por variados temas relacionados à sustentabilidade. Nos últimos anos, ela se concentrou em aspectos mais amplos da gestão da terra. Dentro desse aspecto, participou ou liderou diversos projetos relacionados às mudanças no uso da terra e modelagem. Ela busca pesquisa interdisciplinar colaborativa em tópicos que incluem ciência da sustentabilidade e indicadores de sustentabilidade, ciência do solo, manejo da terra, tomada de decisão ambiental e mudança no uso da terra.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.