A análise de sentimento é uma aplicação do Processamento de
Linguagem Natural (NLP) que revela os estados emocionais na fala ou texto
humano. Podemos analisar em relação a um produto, serviço e marca, por exemplo.
Geralmente, a análise de sentimento é feita sobre um assunto no qual sua
atenção está focada.
A detecção e classificação de opiniões por meio do
aprendizado de máquina tem muitos campos de aplicação. A análise de sentimento
se popularizou da ciência da computação para gestão e ciências sociais como
marketing, finanças, ciência política, comunicações, ciências da saúde e até
mesmo história, devido à sua importância para as empresas e a sociedade como um
todo. Em muitos contextos, uma imagem rápida do que os outros pensam permite
tomar decisões mais eficientes.
Palestrante:
Dr. Leonardo Forero:
doutor e Pesquisador de projetos em IA do Lab. ICA, há 10 anos; Ambassador em
tecnologias NVIDIA e INTEL. Especialista em NLP, Deep Learning detecção de
anomalia. Pesquisador Sênior PUC-Rio, Professor Adjunto UERJ e Doutor em
Engenharia Elétrica pela PUC-Rio.