Introdução
A Arte tem função? Pra que serve?
O que são os argumentos para se produzir Arte?
Na palestra serão abordadas as diferenças entre atividade e proposta numa aula de artes e práticas reflexivas promovem diálogos entre a criança e a Arte.
PALESTRANTE:
Helio Rodrigues.
Artista plástico (escultor, pintor e gravador)
- Atualmente é professor e diretor do Arte Ação Brasil www.arteacaobrasil.com.br - Instituição voltada para o desenvolvimento e divulgação da arte-educação através de iniciativas presenciais e online. É o professor responsável pelo FORMAe - Formação em Arte-Educação.
- Vinculado ao IAE - Instituto de Arte-Educação - www.institutodearteeducacao.com.br, Helio é mentor e coordenador do Projeto Social Eu Sou, que através da arte, desde 2003 vem fortalecendo a identidade de crianças e adolescentes moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro.
- Atua dentro e fora do Brasil como artista plástico, participando de feiras e exposições desde 1975. www.heliorodrigues.com.br
- Há 8 anos vem apresentando instalações artísticas baseadas em conceitos que levem o público a dialogar com a diversidade e refletir sobre as barreiras sociais. Essas exposições itinerantes têm sido montadas em diversos museus e centros culturais no Brasil.
- Ministrou a cadeira de Arte-Educação do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS) por 4 anos - 2013 a 2017.
Objetivo
Apresentar as temáticas:
A arte tem função? Pra que serve?
- Contraponto ao estabelecido, oposição.
- Por se opor, evoca os contrários na busca de unidade ou conflito.
- Não há mudança sem conflito
- O conflito é gerador de energia para pesquisas e descobertas
- Se desenvolve no meio subjetivo e promove reflexão.
- Não há crescimento sem reflexão.
- Não há apreensão sem existência de sujeito.
- Retomamos então à subjetividade como condição para a cognição
Diálogos com a Arte:
- Dialogar com a arte pode ser o mesmo que dialogar consigo mesmo.
- A arte é reflexo do sujeito seu autor (sob a forma de opinião ou emoção).
- A arte (contemplada) é refletida ou não sobre o sujeito contemplador (gosto ou |”não me diz nada”)
Atividade ou proposta?
- O que praticamos verdadeiramente numa aula de artes?
Argumentos (para o fazer artístico):
- Ocorrências / principais fontes: descobertas, comportamentos e acasos.
As práticas reflexivas:
Uma forma de organizar a construção do pensamento criativo e viabilizar o processo que transita da observação até a ação artística em si.
Coordenação
Gilda Helena Bernardino de Campos
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.