Questões Práticas de Execução de Obras de Restauração Arquitetônica desde a prospecção comercial, orçamentação e gestão operacional, apresentando estudos de casos em Restauração e Conservação de Edifícios Históricos no Rio de Janeiro.
Buscando uma síntese entre o fazer e o pensar, o “Programa de Restauro e Conservação em Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo oferecer à(o) aluna(o) uma crítica fundamentada na teoria e, ao mesmo tempo, uma aproximação, tanto da prática projetual, quanto da execução de obra.
Do ponto de vista acadêmico, como projeto de extensão universitária, pretende-se que essa aproximação proporcione uma qualificação ambivalente: de um lado buscando compartilhar uma visão panorâmica das conquistas de um campo disciplinar que abarca, minimamente, três séculos de conhecimento; e, por outro, suprir lacunas na formação universitária, de maneira geral, tão carente dos fazeres.
O Programa busca, ainda, o estabelecimento de diálogos horizontais entre a academia, o escritório de projeto, o atelier de restauro e o canteiro de obras.
Justifica-se este programa a partir da importância em instrumentalizar uma compreensão clara e uma intervenção objetiva para os diferentes agentes envolvidos nas intervenções do Patrimônio Histórico, Artístico e, enfim, Ambiental, que pertence a todos e que, numa condição ideal, traz a responsabilidade de pensar fazendo e fazer pensando.
O segundo curso na sequência da programação intitula-se “Projeto de Restauração Arquitetônica, Prática e Tecnologias” que levanta questões práticas de projeto de restauração arquitetônica e a inserção de novas Tecnologias, apresentando estudos de casos em Restauração e Conservação de Edifícios Históricos no Rio de Janeiro, em trabalhos realizados pelo próprio docente.
Apresentar questões práticas em execução de obras de restauração na cidade do Rio de Janeiro, de forma que os interessados na área conheçam algumas particularidades destes processos de viabilidade, os projetos, planilhas, planejamento das obras desde o início de todo o processo. Vistas a canteiros de obras emblemáticas em curso no Rio de Janeiro.
Profissionais liberais das diversas áreas afins, tais como arquitetos, engenheiros, técnicos, restauradores de bens moveis, educadores e estudantes universitários, ou mesmo de nível técnico; profissionais de órgãos e entidades públicas, ou de organizações de sociedade civil; bem como pessoas simplesmente interessadas em ampliar seus conhecimentos em teoria e prática do restauro e conservação do patrimônio cultural.
Com professores de ampla experiência na área, parte prática, e que também dominam as questões teóricas, se pretende apresentar obras e estudos de caso que seguiram as premissas de restauração, conservação para readequação e usos diversos de edificações históricas preservadas no Rio de Janeiro.
Uma vez concluído e aprovado o projeto de restauração inicia-se o processo comercial de viabilização de sua execução, sendo necessário um apurado levantamento de usos e dimensionamento dos prazos, com um planejamento físico-financeiro de forma a diminuir os riscos inerentes as obras de restauro e almejar sua conclusão de forma exitosa.