Nossas aulas serão um percurso pela obra da escritora memorialista Zélia Gattai. Com uma obra de onze livros que trazem suas memórias que ora são denúncia, ora testemunhos, a autora percorre quase um século da História do Brasil e do mundo a partir de suas vivências.
Suas onze obras remontam ao final do século XIX e boa parte do século XX. Seus relatos testemunham desde a imigração italiana que povoou São Paulo, passando por ditaduras no Brasil, a Guerra Fria na antiga União Soviética, tendo suas próprias vivências como fonte narrativa. Com uma linguagem leve e convidativa que remete à oralidade, a autora vai trazendo os fatos a partir dos afetos. Figuras ilustres como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Pablo Neruda, Jorge Amado, Mãe Menininha do Gatois e tantos outros que compõem o cenário por onde a autora percorreu e, ao escrever, brindou suas leitoras e seus leitores com relatos que dizem de todos nós.
Em nosso percurso, veremos como Literatura Memorialista se tornou uma fonte fundamental para a confecção da colcha de retalhos que compõe uma história dita oficial e como a subjetividade é uma forma de humanizar os fatos históricos.
Percorreremos obras fundamentais de Zélia Gattai, além de outras obras teóricas da literatura memorialística para:
1- Compreender a importância da literatura memorialística na construção do pensamento crítico individual e coletivo.
2- Percorrer as obras fundamentais de Zélia Gattai pelas quais a autora, ao falar de si, documentou os principais fatos históricos, políticos, sociais e culturais brasileiros e mundiais do século XX.
3- Conhecer o testemunho de uma mulher no universo considerado subversivo da política do século XX e as consequências sofridas por suas escolhas. Os relatos das perseguições, dos exílios e de como a política da época incidiu fortemente em sua vida.
4- Percorrer o terreno da amizade que permeia toda a obra de Zélia Gattai conhecendo a intimidade de pessoas conhecidas, bem como de anônimos que, na obra da escritora, são personagens importantes. Pessoas que palmilharam sua caminhada, fosse em seus dois exílios ou em seus chãos no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.
5- Conhecer, principalmente, quem foi Zélia Gattai, alguém que não se pretendeu intelectual ou historiadora, mas que seu legado literário a fez criar um pensamento crítico de um período importante da história contemporânea.
As aulas contarão com exposições em power-point de temas relevantes, seguidas de comentários acerca do que foi exposto a fim de contextualizá-los e explicá-los para os alunos. As aulas serão interativas, permitindo a participação dos alunos com perguntas e demais comentários. As aulas poderão ficar gravadas por 2 meses.