Introdução
As frações continuam sendo uma área
desafiadora na matemática escolar, em todas as etapas da educação, com impactos
que se estendem muito além dos anos escolares.
De acordo com Hung-Hsi Wu, professor Emérito da Universidade
da Califórnia, em Berkeley, e conhecido por suas contribuições no campo da
Educação Matemática: “entender frações é crucial na
compreensão dos números racionais e na preparação para a álgebra, pois as
frações representam a primeira incursão significativa dos alunos na abstração.”
As abordagens típicas de ensino de frações usam referências
concretas como pedaços de pizza, em vez de oferecerem orientação para os
primeiros passos dos alunos no domínio da abstração. Além disso, a
falta de uma definição clara combinada ao uso de diferentes analogias
como: parte-todo, razão e quociente geram uma confusão
conceitual que dificulta a aprendizagem e afasta alunos e
professores de uma prática baseada na lógica e coerência.
Neste curso, vamos apresentar a abordagem do professor
Hung-Hsi Wu para o ensino de frações. Ele defende o uso da reta numérica como
referência natural para as frações, da mesma forma que os dedos servem como
referência para os números naturais.
O uso da reta numérica confere coesão ao estudo dos números
na matemática escolar, definindo um número de maneira inequívoca como um ponto
na reta numérica. Uma vez
que você aceita essa definição, pode usar raciocínio lógico para explicar todos
os demais significados
desse conceito.
Objetivo
- Desenvolver a compreensão aprofundada do conceito de fração, tendo a reta numérica como contexto de representação principal.
- Desenvolver a compreensão aprofundada sobre os procedimentos computacionais envolvendo frações.
- Capacitar professores e/ou futuros professores a criarem estratégias eficazes para o ensino de frações, tornando o processo de aprendizagem mais coerente e compreensível aos seus alunos.
Público-Alvo
Docentes e discentes de cursos de licenciatura em Matemática; professores de matemática do Ensino Fundamental.
Pré-Requisito
É necessário possuir ensino médio completo.
Metodologia
Curso online. Aulas síncronas e assíncronas realizadas pela Plataforma Zoom e listas de exercícios semanais. As aulas serão gravadas e disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem Online (moodle) por 2 meses após o término do curso.
Coordenação
Renata Martins da Rosa
Silvana Marini Rodrigues Lopes
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.