O Programa de Saúde Mental: Freud e a Educação tem como objetivo abordar temas considerados relevantes destas primeiras décadas do século XXI, visando estabelecer um colóquio acadêmico científico entre o sujeito e suas relações de subjetividade.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço no campo da educação empresarial, ética humana e o discurso interrompido, permeando as lacunas sociais e universitárias da formação acadêmica.
Este programa, composto por 3 cursos, totalizando 46h, não visa habilitar clinicamente o estudante, mas possibilitar o uso da Técnica Psicanalítica em diferentes práticas.
Cursos do Programa:
- A Mediação Filosófica
- Mediação entre Pedagogia e a Organização
- O Autista no Espaço Escolar
Certificação
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado de extensão.
Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão adicionalmente uma declaração atestando que cursaram o Programa de Saúde Mental: Freud e a Educação.
Sobre o curso Psicanálise e educação: autistas no espaço escolar
O curso de extensão busca
proporcionar aos profissionais da saúde e da educação um conhecimento dos fundamentos
do Transtorno do Espectro Autista, a partir das contribuições da Psicanálise.
Na constituição do sujeito, examina o que diz respeito às noções
metapsicológicas de Freud. Investiga as estruturas psíquicas descritas por
Freud e Lacan, o autismo como uma quarta estrutura, como defende Jerusalinsky,
a estrutura da exclusão. De Laznik, vamos apresentar os três tempos pulsionais
constituintes, as falhas ou experiências da criança com a sua família, quando
há suspeitas de autismo. Examina o trabalho sobre os autismos coordenado por
Kupfer e sua equipe da USP, que instituíram o IRDI e o APEGI, como instrumentos
para identificar os ‘entraves estruturantes na constituição do sujeito’. Propõe
as narrativas como ferramentas preventivas de intervenção no contexto escolar
ou familiar.
- Entender a diferença do autismo
em sua etiologia (orgânica e/ou psíquica).
- Examinar as estruturas
psíquicas da psicose, perversão e neurose, analisando a estrutura dos autismos a
partir da constituição psíquica.
- Conhecer os três tempos
pulsionais descritos por Laznik e os instrumentos IRDI e APEGI para a identificação
dos possíveis ‘entraves estruturantes na constituição do sujeito’.
- Entender as narrativas como
ferramentas preventivas de intervenção.
Interessados no tema em diferentes áreas. Psicólogos, Psicanalistas, Pedagogos,
Arquitetos, Cientistas Sociais, Cineastas, Publicitários, Jornalistas,
Filósofos, e todos que tenham curiosidade ou afinidade com o tema.
Aulas expositivas ao vivo através da plataforma Zoom com utilização de recursos online. As aulas gravadas são disponibilizadas no ambiente de aprendizagem online por 2 meses após o término do curso.
Estudo de casos em grupo. Apostilas e leituras
complementares disponibilizado na plataforma acadêmica. Ambiente assíncrono do
zoom.