Nos últimos 20 anos, a popularização das novas tecnologias de comunicação e informação – como a Internet, os telefones celulares e os smartphones – gerou transformações radicais no cotidiano de todos nós. Entre estas transformações, uma é especialmente interessante para a Psicologia e áreas afins: a significativa alteração do modo como nos relacionamos uns com os outros.
Ainda nos primórdios de sua difusão, a Internet revelou seu potencial para conectar pessoas (não apenas computadores), independentemente da distância geográfica que pudesse separá-las. Rapidamente a Rede se tornou mais um "ambiente" no qual as relações humanas poderiam se desenrolar. Foi justamente esta a característica que tornou a Internet atrativa para tantas pessoas, que passaram a acessar a Internet principalmente para conversar, fazer amizades, paquerar, namorar, compartilhar interesses, entre tantas outras coisas. A possibilidade de acessar a Internet de maneira quase constante e a partir de dispositivos diversos (tais como smartphones, notebooks e tablets) fez com que a capacidade de se relacionar através da Rede se ampliasse ainda mais. Hoje em dia as redes sociais, os sites de relacionamento, os chats, os incontáveis aplicativos para smartphones e tantos outros recursos são parte de nosso cotidiano e servem como plataforma para diversos tipos de relacionamentos.
A transformação radical da maneira como nos relacionamos, contudo, gerou muitas dúvidas, preocupações e medos: as relações virtuais podem ser tão intensas e profundas como aquelas que existiam antes? As relações virtuais podem ser perigosas? Estas relações podem realmente ser chamadas assim? Estamos mais conectados ou mais isolados uns dos outros?
Em que os relacionamentos contemporâneos diferem dos tradicionais? Em que eles se assemelham aos tradicionais? Qual o papel da tecnologia nos relacionamentos contemporâneos? A tecnologia "ajuda" ou "atrapalha"? A tecnologia aproxima ou afasta? As relações de hoje são necessariamente frágeis e efêmeras ou podem ser sólidas e duradouras? O curso tem como objetivo central gerar reflexões capazes de responder estas e outras perguntas, além de fornecer insights sobre os relacionamentos contemporâneos.
Graduados e graduandos das áreas de Psicologia, Comunicação, Ciências Sociais, Design e áreas afins, bem como pessoas interessadas no tema de modo geral.
Aulas expositivas com a utilização de materiais audiovisuais variados. Revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas. Debates sobre o tema e apresentação de exemplos contemporâneos.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094