• Vislumbrar
possibilidades de atuação profissional nos mais diversos canais que a criação e
a promoção de conteúdo musical oferecem;
• Vislumbrar
possibilidade de atuação profissional no contexto da Novas Mídias e de Plataformas
Digitais de música
• Conhecer
ferramentas de planejamento estratégico, de produção de eventos e de captação
de recursos;
• Introdução ao
empresariamento artístico, critérios de escolhas, momento de optar por ter um
empresário artístico;
• Introdução
sobre o setor do rádio, direção artística e estratégias de marketing;
• Refletir
sobre os caminhos históricos e disruptivos de promoção de conteúdos musicais;
• Entender a
música como uma potente ferramenta de comunicação para sentimentos e mensagens,
como elo aglutinador entre pessoas, assim como entre marcas, produtos e o
público desejado;
• Analisar
sobre a adequação de conteúdos musicais nas suas diversas plataformas possíveis
de promoção, incluindo a televisão, o teatro e o cinema;
• Mergulhar no
mercado da música a partir de casos reais de empresas, carreiras, veículos e
vivências dos coordenadores.
• Músicos,
produtores culturais, produtores de eventos, profissionais de comunicação,
marketing, artes em geral (teatro, direção artística), poetas, escritores e
roteiristas. Graduandos e profissionais formados;
• Profissionais
que atuam no mercado fonográfico;
• Estudantes
que vislumbram a possibilidade de trabalhar nos “bastidores’ do mercado
musical;
• Profissionais
e estudantes que trabalham ou tenham desejo em atuar em veículos de
comunicação.
Não há pré-requisitos.
Serão oferecidas 6 aulas expositivas online na plataforma
Zoom com duração de duas horas cada, gravadas para moodle.
Além de abordar os temas do ponto de vista de sua experiência profissional, os professores apresentarão cases do mercado e recomendarão bibliografia complementar.
Serão realizados no formato “quiz” ao fim de cada encontro, de forma a fixar os conteúdos apresentados. Será sugerido aos alunos o envio de um artigo ao fim do programa.
Ruth Espinola Soriano de Mello
Ruth Espinola Soriano de Mello
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Mínimo 75% de frequência.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.