Para candidatos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior é obrigatório a apresentação de revalidação de diploma e registro no CRM-RJ.
Paralelamente e de modo crescente, os cuidados
em saúde em diversas áreas da vida humana têm sido conduzidos por equipes
multiprofissionais, multi ou interdisciplinares, de forma a dar conta da
multiplicidade de necessidades a serem atendidas e supridas por pacientes e
familiares, assim como pessoas e grupos em risco.
O desenvolvimento tecnológico da Internet, dos dispositivos eletrônicos e das tecnologias de informação e comunicação, e mais recentemente das mídias sociais, têm determinado o surgimento e o aumento do assim denominado paciente informado, com mais autonomia no processo decisório e maior participação e ativismo sobre sua própria saúde e dos grupos familiares e sociais aos quais pertence.
Essas mudanças têm modificado radicalmente o modelo secular vertical da relação médico-paciente na direção de uma maior horizontalidade e coparticipação nos processos de tomada de decisão; ampliando as dimensões da relação de cuidado, para incluir alternativas de opção acerca de riscos e benefícios potenciais, inclusão e consideração de valores pessoais e sociais, valoração de questões éticas, fatores econômicos e financeiros, e fundamentação em evidências científicas que embasam os procedimentos médicos.
São transformações que têm contribuído para a revalorização da relação terapêutica como fundamento essencial de mudança para a saúde das pessoas, enfatizando o papel protagonista do sujeito em busca de saúde e qualidade de vida e o papel tutor do profissional, como indutor de modificação de conhecimentos, habilidades e atitudes.
O vetor da mudança na saúde se orienta cada vez mais em fomentar a migração dos
comportamentos adoecedores e de risco para os comportamentos saudáveis e
promotores de saúde.
Diante desse contexto contemporâneo, novos conhecimentos, habilidades e atitudes se tornam necessários para que o médico desenvolva profissionalmente, de forma a estar apto a lidar com os desafios e as necessidades presentes.
Diante da complexidade e da diversidade de situações e casos da prática médica, torna-se cada vez mais necessário saber integrar e combinar recursos, abordagens e paradigmas de cuidado, na perspectiva da integralidade em suas múltiplas dimensões.
A valorização da educação em saúde, acoplada à fundamentação teórico-prática de promoção de mudança de comportamento, permite ir além de prover informação e conhecimento, de forma que possa efetivamente resultar em maior promoção de saúde.
Essas competências são relevantes tanto para generalistas quanto para especialistas, de modo que possam incorporar e integrar em suas práticas tais modelos e recursos da medicina.
O médico pode assim integrar as diferentes dimensões do cuidado, desenvolvendo objetivos, planejamento, execução e avaliação dos processos, incluindo diagnose, cura, tratamento, prevenção e promoção, propiciando diferentes níveis de atenção e atuando nos distintos níveis de prevenção que se façam necessários.
Na medida em que coloca o sujeito no centro do cuidado, em sua singularidade, o médico pode exercer uma medicina personalizada, aumentando o grau de resolutividade de problemas multifatoriais e a satisfação das pessoas sob seu cuidado.
Torna-se capaz de exercer funções e papéis diferenciados, relativos ao campo específico da própria especialidade conjugada a uma medicina integrativa, num sistema unificado e ampliado.
Compreendendo mais
abrangentemente perspectivas de diferentes profissões da saúde, as quais têm se
desenvolvido em direção semelhante, a de profissões integrativas de saúde,
torna-se capaz de exercer um papel central para a maior integração dos
diferentes profissionais da saúde numa rede de cuidado, desenvolvendo
habilidades e atitudes colaboradoras e gestoras dentro de um sistema unificado
e integrado de prestação de serviços, e trabalhando conjugadamente na
perspectiva da interdisciplinaridade e da integralidade.
Médicos formados, interessados no tema.
Graduação completa em Medicina.
O curso será hibrido, mesclando aulas presenciais e outras virtuais com encontros síncronos. (As aulas virtuais serão gravadas e serão disponibilizadas na plataforma Moodle da PUC-Rio)
O conjunto das disciplinas se divide em três blocos programáticos:
O primeiro bloco abarca os fundamentos conceituais e teóricos da medicina integrativa e os sistemas epistêmico-metodológicos que estruturam suas práticas nos diferentes contextos culturais do cuidado à saúde.
O segundo bloco abarca os distintos campos de abordagem diagnóstico-terapêutica e profilática, bem como de promoção da saúde, e seus respectivos recursos, dentro de uma perspectiva sistêmica de integralidade do cuidado.
O terceiro bloco abarca as diferentes áreas de atuação clínica em relação aos sistemas vitais humanos, às respectivas desordens patológicas, e aos processos de prevenção, proteção, tratamento, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, assim como de promoção da saúde.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
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- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
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Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
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