A Atenção Primária à Saúde (APS) é internacionalmente reconhecida como um importante componente dos sistemas de saúde. Esse reconhecimento é fruto de evidências do impacto na saúde e desenvolvimento das populações de países que adotaram essa estratégia como base de seus sistemas de saúde; melhora nos indicadores, maior eficiência no fluxo de usuários pelos diferentes níveis de atenção, maior efetividade no tratamento de condições crônicas, humanização e eficiência do cuidado, maior foco nas ações preventivas, maior satisfação de seus usuários, entre outros.
Dois diferentes aspectos, que estão interligados, contribuem para esse resultado. Em primeiro lugar, APS é uma estratégia de organização (ou reorganização) dos sistemas de saúde, caracterizando-se como o primeiro nível de contato de indivíduos, da família e da comunidade com os serviços de saúde, com resolutividade em torno de 80% dos casos no nível primário, com ótimos resultados no acompanhamento das pessoas durante o ciclo vital. Através do referenciamento de casos elegíveis, o nível primário de atenção à saúde organiza o acesso a outros níveis de atenção (secundário, terciário, quaternário).
Segundo o modelo pressupõe a mudança da prática assistencial, mais humanizada, correlacionando o contexto social aos problemas de saúde das comunidades atendidas, desenvolvendo ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, assistência, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, no âmbito individual e coletivo, com objetivo de fornecer um cuidado integral e que impacte positivamente a situação de saúde das coletividades.
Para tanto, é imprescindível haver profissionais capacitados para atuar na Atenção Básica, capazes de atender à crescente demanda dos diversos serviços em ascendência no país, na atualidade, e que tende a aumentar ainda mais nas próximas décadas, tanto na dimensão da assistência quanto da preceptoria de docentes e residentes dentro das unidades básicas de saúde.
É nessa perspectiva que o Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade está sendo ofertado. Aliando ensino e assistência, visa oferecer aos profissionais que já atuam na área, ou que ensejam atuar, um conjunto amplo de conhecimentos e habilidades que os torne capazes de ampliar, instrumentalizar e enriquecer a qualificação e sua atuação profissional.
A aquisição de conhecimentos sobre as particularidades da atuação profissional na APS, com ênfase na atuação do Especialista em Medicina de Família e Comunidade, é um dos diferenciais do curso. Esse campo específico tem como enfoque principal o território, considerando o cuidado às famílias e indivíduos em sua singularidade e integralidade, onde o cuidado da saúde física e mental é realizado de forma contextualizada e relacionado aos determinantes sociais de saúde.
O curso está organizado em unidades de ensino que abordam e aprofundam os conhecimentos necessários para atuação do médico na APS, iniciando pelo surgimento e fortalecimento da APS no mundo e no Brasil, seguindo para os fundamentos da especialidade, os instrumentos necessários ao desempenho do cuidado em APS, prevenção e promoção da saúde, as causas mais frequentes de consultas por grupos específicos, assistência domiciliar e cuidados paliativos, práticas comunitárias, e questões referentes à gestão, financiamento e ao trabalho em equipes multidisciplinares.
O curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade foi concebido para atender as necessidades e demandas do sistema de saúde que institui ações para a melhoria da qualidade nos serviços na APS. A modalidade EAD permite que profissionais situados em regiões distantes do Rio de Janeiro também tenham acesso ao desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades e possam se aperfeiçoar.
Formar profissionais capacitados para atuar na APS, em equipe multiprofissional, aliando abordagem humanizada e conhecimento técnico-científico, visão crítica do contexto social, político e econômico e sua relação com o processo de adoecimento das coletividades. Promover a construção de conhecimentos para atuação em ações de promoção, proteção, prevenção, assistência e reabilitação dos grupos atendidos, com base nos conhecimentos científicos da área de Saúde da Família e Comunidade, habilitando para o desenvolvimento das ações e processos de cuidados integrais. Estimular a participação dos profissionais dentro das organizações de saúde como agentes ativos na transformação da promoção da saúde.
Profissionais de saúde graduados (medicina, odontologia, enfermagem, nutrição, educação física, terapeuta ocupacional, fisioterapia, Farmacêutico. Biomédico. Fonoaudiólogo, psicólogo, biomedicina, serviço social, veterinária)
Graduação completa em áreas da saúde (medicina, odontologia, enfermagem, nutrição, educação física, terapeuta ocupacional, fisioterapia, Farmacêutico. Biomédico. Fonoaudiólogo, psicólogo, biomedicina, serviço social, veterinária)
Aulas teóricas online, síncronas, com utilização de metodologias ativas (realização de fóruns, miniconferências e seminários, análise de situações reais e discussão casos clínicos, criação de projetos de intervenção na realidade profissional, dentre outros) para atender uma proposta pedagógica onde o médico possa refletir sobre a sua realidade profissional à luz do arcabouço teórico-conceitual e desenvolver atuação crítica em sua realidade. As atividades práticas supervisionadas em serviço acontecerão em Unidades de Saúde, Clínica da Família e Hospitais conveniados, buscamos contribuir na capacitação profissional mediante a educação em serviço (aprender-fazendo), articulada com atividades de aprendizado teórico e, assim, problematizando as vivências profissionais, objetivando melhorar as competências técnica e política das equipes que atuam na Estratégia de Saúde da Família.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094