As mulheres têm cada vez mais presença no debate político. A voz ativa delas na esfera pública é de fundamental importância para a construção e a manutenção de uma democracia efetiva.
Elas protagonizam debates e movimentos essenciais para a transformação da estrutura da sociedade, lutando pela garantia de direitos e pelo sempre árduo processo de despatriarcalização do Estado.
Mas a sub-representação feminina nos espaços de poder é uma realidade. O cenário é particularmente preocupante no Brasil, indicando a manutenção da desigualdade de gênero no país. Ocupamos a posição 145 em índice que compara a presença feminina nos parlamentos de 189 países.
Tal cenário tem razões estruturais, é fortemente marcado pela interseccionalidade, compromete a consolidação democrática e tem consequências graves nas políticas públicas.
E não se trata somente de ocupar um maior número de assentos no parlamento, conquista obviamente importante e que encontra muitos obstáculos no Brasil, mas sim da construção de propostas e de uma representatividade que esteja comprometida com a transformação das estruturas de dominação.
A democracia é um conceito em constante disputa.
Conhecer o processo de luta por direitos e as questões que marcam o debate atual são pontos fundamentais para compreender a relevância, os desdobramentos do tema no mundo contemporâneo e as estratégias necessárias para ocupar espaços de poder.
O curso “Lugar de mulher é na política” é estruturado para um público amplo.
Apresentaremos os conceitos do movimento feminista, as principais problemáticas, o impacto da ação política das mulheres nas transformações sociais e os novos movimentos mobilizadores.
O tema é de interesse de toda a sociedade e as restrições ao avanço da igualdade de gênero impacta no desenvolvimento do país e na desigualdade econômica.
Apresentar um panorama sobre a luta das mulheres pela conquista de direitos com base nos conceitos e teorias feministas.
O foco central é a contribuição das mulheres para um efetivo processo de democratização.
O início do movimento feminista, o questionamento sobre o papel da mulher na sociedade, as transformações dos anos 1960, o debate sobre raça, classe e sexualidade, as novas estratégias de atuação nas ruas e redes. A perspectiva decolonial.
Estudantes,
pessoas que trabalham no terceiro setor e com questões políticas, interessados
no tema em geral.
Aulas expositivas através da plataforma Zoom e recursos audiovisuais disponíveis no ambiente de aprendizagem online.
A gravação das aulas ficará disponível por até 2 meses após o término do curso.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094