Multiplicam-se hoje as obras sobre história de Israel e os autores dividem-se em três linhas distintas. Alguns, considerados “minimalistas”, pensam não ser possível encontrar no texto bíblico nada que remonte à “verdadeira história” de Israel. Em outro extremo, há os que procuram realizar uma espécie de “concordismo” entre a Bíblia e a história, não considerando os limites próprios e as finalidades específicas da exegese e da história. Uma via média é seguida por aqueles autores que percebem que, embora os hagiógrafos tenham narrado a história israelita a partir de uma perspectiva teológica própria, não é necessário supor que eles criaram, a partir de suas mentes, uma história de Israel. Tais autores acreditam que é possível haver uma melhor e mais clara compreensão da Sagrada Escritura à medida em que se procura estudá-la tendo a história como disciplina auxiliar à exegese.
Percebe-se, pois, que embora história e exegese sejam dois campos do saber distintos, eles se complementam. Uma maior clareza sobre o dado histórico pode ajudar a exegese em dois sentidos: compreende-se melhor “as questões, a situação a que um texto responde, o alcance de muitas de suas afirmações, o seu sentido na sua época” e, também, se consegue “melhor avaliar a dimensão religiosa dos textos, suas intenções, suas perspectivas, sua mensagem”.
Apresentar a história israelita, em seus momentos principais, desde o Êxodo do Egito (séc. XIII a.C.), até a época de Esdras e Neemias (séc. IV a.C.).
Estudantes de Teologia, Ciências da Religião, História e áreas afins. O curso visa atingir também catequistas e agentes de pastoral e todos que, mesmo sem um estudo sistemático da Teologia, pretendem conhecer a história da Israel para ler a Bíblia com maior proveito, compreendendo melhor o contexto histórico por detrás dos seus diversos livros.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O curso terá 30 horas/aula. Ele será oferecido mediante atividades síncronas semanais, na Plataforma Zoom, acompanhadas de leituras complementares. Serão 10 aulas síncronas com duração de 1h30 cada uma. As outras 15h de estudo serão feitas de modo assíncrono, mediante a leitura de material fornecido após cada aula síncrona.