Introdução
Multiplicam-se hoje as obras sobre história de Israel e os autores dividem-se em três linhas distintas. Alguns, considerados “minimalistas”, pensam não ser possível encontrar no texto bíblico nada que remonte à “verdadeira história” de Israel. Em outro extremo, há os que procuram realizar uma espécie de “concordismo” entre a Bíblia e a história, não considerando os limites próprios e as finalidades específicas da exegese e da história. Uma via média é seguida por aqueles autores que percebem que, embora os hagiógrafos tenham narrado a história israelita a partir de uma perspectiva teológica própria, não é necessário supor que eles criaram, a partir de suas mentes, uma história de Israel. Tais autores acreditam que é possível haver uma melhor e mais clara compreensão da Sagrada Escritura à medida em que se procura estudá-la tendo a história como disciplina auxiliar à exegese.
Percebe-se, pois, que embora história e exegese sejam dois campos do saber distintos, eles se complementam. Uma maior clareza sobre o dado histórico pode ajudar a exegese em dois sentidos: compreende-se melhor “as questões, a situação a que um texto responde, o alcance de muitas de suas afirmações, o seu sentido na sua época” e, também, se consegue “melhor avaliar a dimensão religiosa dos textos, suas intenções, suas perspectivas, sua mensagem”.
Objetivo
Apresentar a história israelita, em seus momentos principais, desde o Êxodo do Egito (séc. XIII a.C.), até a época de Esdras e Neemias (séc. IV a.C.).
Público-Alvo
Estudantes de Teologia, Ciências da Religião, História e áreas afins. O curso visa atingir também catequistas e agentes de pastoral e todos que, mesmo sem um estudo sistemático da Teologia, pretendem conhecer a história da Israel para ler a Bíblia com maior proveito, compreendendo melhor o contexto histórico por detrás dos seus diversos livros.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O curso terá 30 horas/aula. Ele será oferecido mediante atividades síncronas semanais, na Plataforma Zoom, acompanhadas de leituras complementares. Serão 10 aulas síncronas com duração de 1h30 cada uma. As outras 15h de estudo serão feitas de modo assíncrono, mediante a leitura de material fornecido após cada aula síncrona.
Coordenação
Fabio da Silveira Siqueira
Maria de Lourdes Corrêa Lima
Waldecir Gonzaga
Corpo Docente
Fabio da Silveira Siqueira
Maria de Lourdes Corrêa Lima
Vilson Jose da Silva
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Realização das leituras complementares indicadas.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.