A
despeito de décadas de intensa troca comercial e cultural com o oriente, o
Brasil carece de cursos e estudos formais sobre a tradição e o pensamento
oriental. Ademais, a despeito da abertura ao diálogo intercultural, ainda há um
sensível viés eurocentrista no ambiente acadêmico das ciências sociais
brasileiras. Aqueles interessados na história e na cultura do oriente, em
particular na China e nas tradições confucionistas, taoístas e budistas, terão
neste curso um introdução rigorosa e multifacetada através de um diálogo aberto
e franco com nossa história e cultura.
O curso tem como objetivo introduzir os alunos às tradições
das sabedorias asiáticas, com ênfase na tríade de escolas de pensamento
filosófico-religioso que prevaleceu ao longo da história da China e influenciou
boa parte da Ásia Oriental: Confucionismo, Taoísmo e Budismo. Iremos explorar a
tradição chinesa em suas principais fontes na dinastia Zhou (1122-256 a.C.),
passando pela disseminação do Budismo a partir da India e sua sinização após o
século I dC, até a consolidação no chamado movimento Neo-Confucionista a partir
da dinastia Tang (618-907). Terminaremos com uma reflexão acerca dos impactos
dessa história sobre a natureza da própria reflexão filosófica, bem como sobre
a China contemporânea.
O curso convidará os alunos à perspectiva da filosofia
comparativa, onde as tradições orientais oferecem a possibilidade de uma
alteridade em sua contraposição à história das ideias greco-cristã. Iremos
explorar a hipótese de que o isolamento geográfico, cultural e linguístico da
China até a época da entrada das ideias Budistas ofereceu um cenário propício
ao surgimento de ideias e conceitos que se desenvolveram em profundo contraste
com as tradições Indo-Europeias.
Mostraremos que a natureza e as repercussões do contraste
Ocidente/Oriente provocam ainda hoje intensos debates quando se trata de
discutir a história e a contemporaneidade chinesa e asiática. O curso examinará
exemplos de mitos e informações pouco embasadas veiculadas sobre a China e o
Oriente, procurando sempre oferecer uma perspectiva mais equilibrada sobre esse
tema tão controverso e atual.
Público em geral, estudantes de filosofia e ciências sociais.
Danilo Marcondes de Souza Filho
Cristiano Mahaut de Barros Barreto
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