A 2ª edição do ETC-Encontros Transdisciplinares em
Cenografia contará com 3 encontros com mulheres atuantes na área da cenografia
e em duas áreas que estabelecem um diálogo estreito e transbordante com a
cenografia: Figurino e Iluminação.
O et cetera e o imprevisto me interessam e, mais ainda, o
momento inaugural que estamos vivenciando no qual surge novas linguagens e
novas formas de atuação profissional. Nossas convidadas nos mostrarão um
panorama das transformações pelas quais o vestir, o iluminar e o habitar passam
neste momento de tantos desafios e interações interfaceadas digitalmente.
Esta nova edição dos ETCs antecipa a abertura da Pós
Graduação Cenografia no Campo Ampliado e dos cursos de extensão que integram o
programa de capacitação em cenografia pela CCE PUC-Rio.
Como ocorre o processo criativo na prático do desenho de luz? Quais são os desafios apresentados por ser mulher e atuar em uma área que até bem pouco tempo era essencialmente masculina? Essas e muitas outras questões serão abordadas no encontro entre a arquiteta e cenógrafa Suzane Queiroz e as iluminadoras Diana Joels e Ana Luzia Molinari no ETC 2 – MILUMINA!
Palestrantes:
Ana Luzia Molinari:
iluminadora Cênica, atua na área de teatro e show há 15 anos. Ja trabalhou em
inúmeros teatros em grande parte do país. Faz a concepção de luz dos
espetáculos de algumas companhias, e outras produções teatrais, musicais e
shows, como Maria Bethânia. Foi indicada ao Prêmio Shell de teatro 2017 e 2019,
ao Botequim cultural 2019, ao Prêmio CBTIJ de teatro infantil 2016 e 2018, no
qual venceu, e ao Zilka Salaberry 2018. Durante 8 anos foi técnica em
iluminação do Teatro Poeira, trabalhando com grandes nomes da iluminação
nacional. Hoje em dia, trabalha criando suas próprias concepções de luz para as
artes propostas.
Diana Joels: é arquiteta, urbanista e Architectural Lighting Designer MSc com mais de 20 anos de experiência profissional.Adquiriu experiência como educadora no Lighting Laboratory do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo, Suécia, onde foi professora e coordenadora de dissertações de mestrado. Concluiu seu próprio mestrado no Lighting Lab em 2006, após 5 anos de experiência profissional em Maneco Quinderé e Associados. Trabalhou no premiado escritório artec3 studio, em Barcelona, como lighting designer, coordenadora de equipe e responsável pelo departamento de projetos, tendo participado em complexos projetos internacionais. Ao retornar ao Brasil, passou a dividir sua atividade profissional entre projetos, consultorias e atividades educacionais. É responsável pela área de design de luz no IED-Rio Istituto Europeo di Design. Professora convidada e orientadora de dissertações no Lighting Laboratory - KTH, Suécia. Foi consultora de educação da APDI e Diretora Cultural da AsBAI entre 2016 e 2019.Em 2019, foi premiada no 40under40 - Lighting Design Awards.Membro profissional AsBAI. Membro educador APDI.Membro do comitê do EILD - Encontro Iberoamericano de Lighting Design.Ativa colaboradora do movimento Women in Lighting no Brasil.
Mediação:
Suzane Queiroz: coordenadora do curso de Pós-Graduação em cenografia e Mentora do programa de capacitação em cenografia vinculados ao DAU na CCE PUC-Rio. No IEDRio é mentora, coordenadora e professora do curso Master Design do Entretenimento. Atua como Arquiteta e Cenógrafa há 26 anos no Rio de Janeiro em diversas regiões do Brasil e exterior desenvolvendo projetos multidisciplinares para a realização de cenários com uma ampla área de atuação: Teatro, Shows, Estandes, Exposições, Estúdios, Desfiles, Eventos corporativos e culturais. Obteve reconhecimento em premiações nacionais, como o Prêmio IDEA Brazil, Prêmio Caio, tendo sido eleita a Designer de Ambientes do ano em 2010 e 2012 pelo Prêmio Colunistas. Em 2019 foi indicada e eleita Melhor Cenógrafa pelo Prêmio IATEC. Desde 2010 a área de atuação vem se fortalecendo no mercado cultural com ênfase em Shows e Exposições. Em paralelo ao desenvolvimento de novos projetos, faz pesquisas voltadas tanto para a investigação de orientações sustentáveis aplicadas a projetos de espaços de arquitetura e cenografia como também para a multiplicidade de dimensões de espaços e as diversas possibilidades de interfaces tecnológicas e habitação do corpo digital. Lecionou na graduação de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e na Pós-Graduação em Cenografia da UVA. Atualmente é Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ da UFRJ desde 2020, Mestre em Design pela PUC-Rio em 2019, Arquiteta formada pela UFRJ em 1996.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.