-Sistema
ZOOM instalado – som e vídeo funcionando regularmente.
-Importante
o aluno saber operar basicamente o Photoshop. A opção de executar os exercícios
na forma digital agiliza os trabalhos e reflete a realidade do mercado de
estampas, que precisa desse recurso efetivamente.
-Ter
disponíveis alguns materiais pictóricos gráficos básicos como lápis de cor,
aquarelas, canetas e papeis, para executar os exercícios manuais em algumas
aulas.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom.
As metodologias de criação e raportagem das estampas são fruto da experiência prática da professora em empresas de tecidos, plásticos, decoração, piso e parede, e estamparias de Petrópolis (RJ) e do Rio de Janeiro (capital) desde os anos 80 até o atual. São várias técnicas, entre elas:
a) a expressão gráfica manual ou digital, a partir inicialmente de linhas simples e pictóricas P&B e coloridas;
b) a criação de estampas com o "raporte simplificado";
c) a checagem do rapport com o "raporte técnico";
d) a utilização do Photoshop para criar as variantes das cores das estampas (técnica da máscara e outras);
e) a importância da Ergonomia na escolha das cores aplicadas;
e) a técnica de raportagem "Cruz-de-Acerto" - uma forma diferente e efetiva para a criação de estampas a metro,
f) e a Metodologia BFR Boa Formulação do Raporte que dá base à técnica de raportagem com a cruz de acerto.
Aulas teóricas
-Apresentações em Power Point, com projeções de vídeos e imagens ilustrativas.
-Textos disponibilizados no Moodle e que formam a apostila do curso.
-Vídeos exclusivos sobre as técnicas ensinadas, que ficam disponíveis no sistema MOODLE da PUC até o fim do curso.
- Prints de slides das apresentações em Power Point, disponibilizados de forma organizada nesse mesmo sistema.
Aulas práticas
-Treinamento prático manual ou no Photoshop para criar os elementos gráficos das estampas e o rapport final.
-Incentivo ao fazer manual e digital na escolha das cores da estampa, e como elas interferem nas superfícies dos produtos.
-Treinamento de técnicas de raportagem para criar um padrão contínuo “sem costuras” (continuous seamless surface pattern design).
-Incentivo à participação e interação dos alunos durantes as aulas, e o debate sobre aspectos atuais do design de estamparia.
-Treinamento da técnica do feedback.