Introdução
A religiosidade do catolicismo brasileiro, identificada como plural e diversa, ampla, sincrética, heterogênea e flexível, possui, segundo alguns especialistas, dificuldades para integrar em suas experiências as dimensões que compõe a vida do sujeito e de sua história. Há uma diversidade de vertentes que configuram esse mosaico das experiências e vivências das espiritualidades, que marcam a religiosidade popular do cenário brasileiro e redefinem conceitos e interpretações.
Nesse contexto, propomos investigar e descrever, a partir de um olhar teológico e multidisciplinar, as experiências que marcam as identidades da religiosidade brasileira, estudar a espiritualidade e a religiosidade popular a partir do fenômeno que ocorre na cidade de Juazeiro do Norte com a devoção ao Pe. Cícero Romão. O nosso itinerário se realizará em quatro módulos: O contexto eclesial e histórico da época de Padre Cícero; Padre Cícero: aspectos históricos; A Devoção e as Romarias; e Fé e vida: o projeto de Pe. Cícero e o Juazeiro.
Seremos auxiliados pelas cartas e ensinamentos de Pe. Cícero Romão, por várias referências sobre a sua vida e história, em especial, pelo livro Padre Cícero por ele mesmo, das autoras Theresinha Stella e Annette Dumoulin, e pela experiência de fé dos romeiros e das romeiras que identificam em toda a história de Pe. Cícero Romão, no modo de proceder, na preocupação com as dimensões e as realidades que compõem a vida das pessoas, o seu compromisso com a vida.
Objetivo
Identificar a partir dos aspectos históricos e devocionais a profundidade transformadora da práxis pastoral de Pe. Cícero Romão e como ao seu redor se constituiu uma comunidade de fé. Diante desse objetivo, pretende-se: investigar e descrever, a partir de um olhar teológico e multidisciplinar, as características que marcam a identidade religiosa no nordeste brasileiro, desde do ponto de vista antropológico e eclesial; apontar a dimensão espiritual como o nível mais fecundo que permita reconhecer a presença de Deus no cotidiano da vida; contribuir para o amadurecimento da espiritualidade em um contexto de diversidade religiosa e com importantes desafios sociais e ambientais; fortalecer uma pastoral de romaria orgânica no acolhimento aos peregrinos/devotos nas suas experiências religiosas; e elaborar uma cartilha sobre a vida de Pe. Cícero Romão para os romeiros.
Público-Alvo
Interessados em conhecer e aprofundar o fenômeno do Juazeiro, a vida e a obra do Padre Cícero Romão, agentes de pastoral, estudantes de teologia e de áreas afins.
Metodologia
O curso terá a carga horária de 34 horas. Sendo 25,5h mediante atividades síncronas, com duas aulas por semana e 8,5h de leituras complementares. As aulas ocorrerão pela Plataforma Zoom.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por até 2 meses após o término do curso.
Coordenação
Francilaide de Queiroz Ronsi
Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Corpo Docente
Andréa Mendonça Paiva
Fagner José de Andrade
Jose Artur Tavares de Brito
Jose Carlos dos Santos
Marcelo Luciano Vieira
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o
caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao
vivo para preencher requisito de frequência.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.